///
Para determinar a pureza do cloreto de potássio (KCl), presente em uma amostra de fertilizante, foi empregada um método analítico no qual todo o cloreto contido na amostra foi titulado com uma solução padrão de nitrato de prata (AgNO3) 0,10 mol.L-1 , utilizando cromato de potássio (K2CrO4) como indicador. O laboratorista realizou os seguintes procedimentos:
I) Utilizando uma balança analítica, pesou-se 1,00 g da amostra do fertilizante (KCl) que foi dissolvido e transferido para a vidraria 1, com o volume definido de 100,00 mL, completando-se o volume e homogeneizando-se a solução.
II) Utilizando a vidraria 2, retirou-se uma alíquota de 10,00 mL da solução preparada no item I.
III) A alíquota foi transferida quantitativamente para a vidraria 3, juntamente com uma quantidade apropriada do indicador.
IV) A alíquota foi titulada adicionando-se nitrato de prata com o auxílio da vidraria 4. Ao longo do procedimento, observou-se inicialmente a formação de um precipitado branco (precipitado 1). No ponto final da titulação observou-se a formação e permanência de um segundo precipitado de coloração marrom avermelhado (precipitado 2).
V) Na titulação, foram gastos 13,00 mL da solução padrão de nitrato de prata 0,10 mol.L-1
Considerando essas informações, identifique as vidrarias 1, 2, 3, 4, a fórmula química dos precipitados 1 e 2, respectivamente, e a pureza do KCl. (Dados Massa Molar K= 39 g.mol-1 , Massa Molar Cl = 35,5 g.mol-1 .
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca IF-MG no concurso para IF-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Química Geral, especificamente sobre Práticas de Laboratório, Química Inorgânica e Soluções.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.