A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas delas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização. O recrutamento não é uma atividade que possa ser isolada da estratégia da empresa. Como os negócios mudam e surgem novas funções a cada dia, torna-se imprescindível contar com pessoas flexíveis, capazes de se adaptar a essas mudanças constantes. O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão fora da organização, para submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal. Um privilegia os atuais funcionários para oferecer-lhes oportunidades melhores dentro da organização, enquanto o outro busca candidatos externos para trazerem experiências e habilidades não existentes atualmente na organização. A avaliação dos resultados é importante para aferir se o recrutamento está realmente cumprindo a sua função e a que custo. Além disso, é preciso acompanhar e avaliar o desempenho dos escolhidos, a fim de garantir o alinhamento com as estratégias da organização.
Assim ao avaliar a estratégia de recrutamento e seleção a ser adotada, o Profissional de Recursos Humanos deve considerar que:
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca PR-4 UFRJ no concurso para UFRJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, especificamente sobre Processo Seletivo, Gestão de Talentos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.