///
Sobre a globalização econômica e a mundialização da cultura analise as afirmativas abaixo e marque a única alternativa correta.
I - Em sua obra "A Ideologia Alemã" Karl Marx sugeria que a globalização das forças produtivas era a única maneira de estabelecer um intercâmbio universal entre os homens tornando cada uma deles dependentes das perturbações dos restantes e fazendo com que finalmente eles vivessem sua história local em âmbito mundial.
II - Para Octavio Ianni a globalização pode ser definida como a subordinação do local aos eventos econômicos mundiais, de modo que a "transformação local" é tanto uma parte da globalização quanto a extensão lateral das conexões sociais através do tempo e do espaço.
III - Para Anthony Giddens a mundialização da cultura é um fenômeno exclusivamente moderno que se desenvolve a partir da emergência das forças produtivas europeias ao longo do século XVII.
IV - Para Alex Fiúza de Mello a hegemonização universal do estilo de vida burguês (na condição
de cultura mundial) só é devidamente completada quando suas características societárias
fundamentais, sua forma típica de produção e de distribuição rompem com as tradições locais por
meio de redes de relações mantidas entre as elites econômicas (que também são culturais)
transnacionais.
Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca IF-PA no concurso para IF-PA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Sociologia e Sociedade, especificamente sobre Mercado de Trabalho, Globalização e Reestruturação Produtiva.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.