///
A Acumulação Flexível tem como característica principal a flexibilização da produção, ou seja, em oposição à premissa básica do sistema anterior — o fordismo, que defendia a máxima acumulação dos estoques —, o toyotismo preconiza a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda. Assim, quando a procura por uma determinada mercadoria é grande, a produção aumenta, mas quando essa procura é menor, a produção diminui proporcionalmente. Nesta perspectiva, percebe-se que a administração japonesa dentro da Administração da Produção introduz mudanças significativas no processo de produção industrial, em especial na indústria automobilística.
Sobre as diferentes características do Fordismo e do Toyotismo, julgue as afirmativas abaixo como V (Verdadeiras) ou F (Falsas) e assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA:
I. O Fordismo caracteriza-se pela flexibilidade da produção.
II. No Toyotismo, um mesmo empregado tem de ter o conhecimento do todo ou da maior parte do processo produtivo e dispor de várias funções.
III. No Fordismo, um trabalhador não necessariamente realiza uma única função repetidamente durante a produção.
IV. No Fordismo, os empregados não são especializados, mas são responsáveis pela qualidade do produto final.
V. No Toyotismo, os estoques de matérias primas
são elevados.
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca IF-MS no concurso para IF-MS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Administração: Conceitos Essenciais, especificamente sobre Gestão Estratégica, Eficiência, Eficácia e Efetividade.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.