///
Fundamentado nos estudos de Cesar Augusto Orazem Favoreto publicados no capítulo “A Velha e Renovada Clínica Dirigida à Produção de um Cuidado Integral em Saúde”, do livro Cuidado: as fronteiras da integralidade (PINHEIRO & MATTOS, 2006), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS:
( ) Como alternativa à clínica tradicional ou oficial, propõe-se a clínica do sujeito, a qual funcionaria com projetos terapêuticos amplos, que explicitem os objetivos e técnicas da ação profissional, com papel ativo do sujeito.
( ) Investir numa perspectiva dialógica na clínica significa buscar uma relação menos assimétrica entre o médico e o cliente.
( ) A construção da clínica de forma ampliada pode ser compreendida como produto da relação entre a tecnobiociência e o saber prático, que requer a emergência de novos saberes e/ou a ressignificação dos antigos.
( ) Uma comunicação de caráter informativo, investigativo e normativo possibilita a exposição do sujeito, de modo mais claro e concreto, em suas necessidades, além de suas demandas.
( ) As narrativas das pessoas podem ser consideradas como instrumentos da clínica.
Assinale a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IF-RS no concurso para IF-RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Direito Sanitário, especificamente sobre Saúde Coletiva.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.