Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4/2017, são algumas doenças ou agravos que têm periodicidade de notificação imediata:
I. Doença febril hemorrágica emergente/reemergente, como, por exemplo, ebola.
II. Coqueluche.
III. Febre amarela.
Estão CORRETOS:
Sobre a Vigilância Epidemiológica, julgue os itens a seguir:
I. A Vigilância Epidemiológica das doenças e agravos transmissíveis, bem como as ações de imunização e as ações para a vigilância epidemiológica das infecções sexualmente transmissíveis necessitam de constante integração com a Atenção Primária, visando a troca de informações e a execução efetiva das ações propostas, tendo como resolutividade das ações a identificação de fatores de riscos, as ações de prevenção com a vacinação, o foco no diagnóstico precoce, a contenção de surtos e a realização do tratamento adequado.
II. O cumprimento das funções de vigilância epidemiológica independe da disponibilidade de dados que sirvam para subsidiar o processo de produção de informação para a ação.
III. A detecção precoce de surtos e epidemias ocorre quando o sistema de vigilância epidemiológica local está bem estruturado, com acompanhamento constante da situação geral de saúde e da ocorrência de casos de cada doença e agravo sujeito à notificação.
Está (estão) correto(s):
De acordo com a - RDC12, de 16 de fevereiro de 2012, a demonstração de que requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo são atendidos denomina-se:
Em um hospital de uma cidade localizada no interior do Estado foram confirmados quatro casos de pacientes infectados por bactéria super-resistente a antibióticos. É correto afirmar que
“Aprova as diretrizes para criação, reformulação, estruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 4 dez. 2003, n. 236, seção1,p.57, col. 1. ISSN 1676-2339”. Marque a opção correta.
Segundo o Protocolo de Exposição a Materiais Biológicos do Ministério da Saúde, as exposições classificadas como percutâneas são caracterizadas por
A rápida urbanização do país gerou deficits no serviço de saneamento básico, favorecendo o aumento da infestação de vetores que, associados à mobilidade da população, cada dia mais intensa e rápida, levou à disseminação dos diferentes sorotipos da dengue e de outras arboviroses. Para reduzir os fatores que favorecem a proliferação de vetores, deve-se
O agente comunitário de saúde deve saber identificar as situações de risco individual e do coletivo na comunidade. Entre essas situações podemos citar, EXCETO: