Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201060245

Leia o texto 'EDUCAÇÃO INFANTIL' e, em seguida, analise as afirmati...

📅 2022🏢 ADM&TEC🎯 Prefeitura de Lajedo - PE📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca ADM&TEC no concurso para Prefeitura de Lajedo - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201060245
Ano: 2022Banca: ADM&TECOrganização: Prefeitura de Lajedo - PEDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado

EDUCAÇÃO INFANTIL

Baseado no artigo de LIMA et al., 2010. Com adaptações.


De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, na infância (até os seis anos de idade), ao fazer de conta, a criança não imita meramente o adulto, mas reproduz para si e em si as aptidões, as habilidades e as capacidades humanas encarnadas historicamente nos objetos. Assim, o faz-deconta representa sua atividade principal, por meio da qual ela aprende e se desenvolve, isto é, a criança desenvolve funções psíquicas e atitudes, como condição para seu desenvolvimento futuro. Nessa atividade, a criança aprende a controlar a conduta, exercita a atenção, a memória, a linguagem, o pensamento e aprende a viver em sociedade. Além disso, desenvolve a função simbólica (quando faz de conta que um pedaço de madeira é um carrinho ou que um pente é um avião), compreende que uma coisa representa outra, condição para mais tarde compreender o que é escrita.

O faz-de-conta, na perspectiva de Leontiev (1988, p. 65), contribui para o desenvolvimento das crianças e para as mudanças mais importantes nos processos psíquicos e nos traços psicológicos da sua personalidade. Compreender a importância do faz-de-conta mostra que o tempo livre destinado à brincadeira representa uma condição fundamental para a garantia do máximo desenvolvimento nesta etapa da vida, ao invés do ensino forçado e antecipado que acabam por encurtar a infância.

Pela exposição realizada até aqui, nas escolas de Educação Infantil, a prática pedagógica intencional e humanizadora é movida, dentre outras coisas, pela ressignificação dos entendimentos sobre a criança, a infância e a sua educação. A partir da observação da capacidade de aprendizagem infantil, torna-se possível uma educação motivadora dos avanços do desenvolvimento da criança pequena, considerando o que ela já sabe e desafiando-a para o que ela ainda não consegue realizar sozinha, mas o faz com a ajuda de um parceiro mais experiente (os educadores).

Vale aqui o destaque para as proposições de Lev Vygotsky (1988) acerca do desenvolvimento humano. Segundo o autor, a Zona de Desenvolvimento Real configura-se como o nível de desenvolvimento no qual a criança é capaz de realizar algo sozinha, independente da ajuda de outras pessoas e mesmo da instrução verbal. Vygotsky aponta também outro nível de desenvolvimento caracterizado como Zona de Desenvolvimento Próximo, isto é, o nível de desenvolvimento no qual a criança realiza ações com a colaboração de um parceiro mais experiente. Para esse mesmo autor, ao realizar a atividade com a ajuda de um parceiro mais experiente, a criança prepara-se para, em breve, realizar a atividade sozinha. Sendo assim, para Vygotsky (1988), o bom ensino incide sobre a Zona de Desenvolvimento Próximo para que ocorra a aprendizagem deflagradora de novas possibilidades de desenvolvimento.

Entendemos que ensinar a criança o que ela já sabe não promove aprendizagem e muito menos desenvolvimento. Ao mesmo tempo, ensinar algo que esteja fora do alcance de aprendizagem da criança, mesmo com a colaboração de outros, também não promove aprendizagem. Nesse sentido, esse bom ensino indicado por Lev Vygotsky (1988) é aquele que acontece a partir de um processo colaborativo, em que o professor e a professora auxiliam a criança e não realizam a atividade em lugar dela. Nesse processo, esses educadores atuam como parceiros mais experientes e auxiliam a criança para que, posteriormente, ela realize a atividade sozinha.

Pelo exposto, em síntese, professores e professoras, ao se constituírem profissionais conscientes de seu papel no processo de ensino e de aprendizagem, oportunizam experiências diversificadas e ricas, promotoras da atividade infantil. Com isso, a escolha do que vai ser oferecido à criança, para inserção e atuação cada vez mais ampla da criança na sociedade, tem grande importância. Essas escolhas envolvem seus interesses e necessidades e a contemplação do desejo de conhecimento das crianças e de seus direitos fundamentais. Especialmente, tais escolhas didáticas (em suas dimensões política, técnica e pedagógica) envolvem a Educação Infantil como expressão de atuação pedagógica intencionalmente organizada, planejada e avaliada. 

Leia o texto 'EDUCAÇÃO INFANTIL' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Para Vygotsky, o ensino deve acontecer a partir de um processo colaborativo, em que os educadores auxiliam a criança e não realizam a atividade em lugar dela, afirma o texto.

II. Os educadores, ao se constituírem profissionais conscientes de seu papel no processo de ensino e de aprendizagem, oportunizam experiências diversificadas e ricas, promotoras da atividade infantil, conforme defende o texto.

III. Para Vygotsky, afirma o texto, ao realizar uma atividade com a ajuda de um parceiro mais experiente, a criança prepara-se para, em breve, realizar a atividade sozinha. Sendo assim, o bom ensino incide sobre a Zona de Desenvolvimento Próximo para que ocorra a aprendizagem deflagradora de novas possibilidades de desenvolvimento, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200079617Língua Portuguesa

Com base no texto 'HIV', leia as afirmativas a seguir:I. O autor afirma que o sistema imunológico é o responsável por defender o organismo de doenças....

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200129445Língua Portuguesa

Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. O texto procura destacar que os servidores devem ter uma...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200809111Língua Portuguesa

Estão corretamente escritas, conforme a Norma Gramatical Brasileira: I. humanização, problematização e mobilização. II. protagonizar, paralizar e foca...

#Uso de Letras Maiúsculas#Ortografia
Questão 457941201255495Língua Portuguesa

O que o autor quer dizer quando se refere ao manual como um "labirinto de instruções"?

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201690906Língua Portuguesa

Com base no texto 'Segundo previsões, efeitos do fenômeno climático - o mais intenso em quase 20 anos - deverão aumentar a fome no mundo e já são sent...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202079962Língua Portuguesa

A derradeira palavra do texto NÃO pode ser substituída por

#Semântica Contextual#Reescrita Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do ADM&TEC