///
O assistente social tem na “questão social” a base de sua fundação como especialização do trabalho, ou seja, tem nela o elemento central da relação profissional e de realidade. Com base na produção teórica de Marilda Iamamoto e José Paulo Netto, referências fundamentais no Serviço Social, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A questão social passa a condensar a banalização do humano, que atesta a radicalidade da alienação e a invisibilidade do trabalho social. A subordinação da sociabilidade humana às coisas retrata um desenvolvimento econômico que se traduz como barbárie social.
( ) Os autores citados defendem que não há uma nova “questão social”, já que se mantêm os traços essenciais da “questão social” surgida no século XIX, cujo fundamento é o trabalho.
( ) A “questão social” assume expressões particulares dependendo das peculiaridades de cada formação social e da forma de inserção de cada país na ordem capitalista.
( ) O desemprego estrutural de longa duração presente nos países desenvolvidos e periféricos gerou o fim da centralidade do trabalho, a ruptura na trajetória do assalariado e as configurações da “nova questão social”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca NC-UFPR no concurso para ITAIPU BINACIONAL. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Questão Social e Assistência Social, Trabalho e Assistência Social, Bases Históricas e Teórico-Metodológicas do Serviço Social, Origem e Estruturação do Serviço Social.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.