Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201089243

Além do ato instintivo, inconsciente, automático, puramente reflexo...

📅 2017🏢 FCC🎯 TRT - 21ª Região (RN)📚 Língua Portuguesa
#Pontuação#Emprego da Vírgula

Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca FCC no concurso para TRT - 21ª Região (RN). A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Pontuação, Emprego da Vírgula.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201089243
Ano: 2017Banca: FCCOrganização: TRT - 21ª Região (RN)Disciplina: Língua PortuguesaTemas: Pontuação | Emprego da Vírgula
Além do ato instintivo, inconsciente, automático, puramente reflexo, evitação do sentimento doloroso, ocorre a infindável série dos gestos intencionais, expressando o pensamento pela mímica, convencionada através do tempo. Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestes, tem merecido ensaios de penetração psicológica, indicando a importância capital como índices do desenvolvimento mental.
Desta forma o homem liberta e exterioriza o pensamento pela imagem gesticulada, com áreas mais vastas no plano da compreensão e expansão que o idioma. Primeira forma da comunicação humana, mantém sua prestigiosa eficiência em todos os recantos do mundo. As pesquisas sobre antiguidade e valorização de certos gestos, depoimentos insofismáveis de certos temperamentos pessoais e coletivos, índices de moléstias nervosas, apaixonam estudiosos. 
A correlação dos gestos com os centros cerebrais, ativando-lhes a capacidade criadora, e não esses àqueles, possui, presentemente, alto número de defensores. Esclarecem-se, atualmente, a antiguidade e potência intelectual da Mímica como documento vivo, milenar e contemporâneo, individual e coletivo.
Não havendo obrigatoriedade do ensino mas sua indispensabilidade no ajustamento da conduta social, todos nós aprendemos o gesto desde a infância e não abandonamos seu uso pela existência inteira. Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível.
Não existe, logicamente, a mesma tradução literal para cada gesto, universalmente conhecido. Na famosa estória popular da Disputa por Acenos, cada antagonista entendia o gesto contrário de acordo com seu interesse. Negativa e afirmativa, gesto de cabeça na horizontal e vertical, têm significação inversa para chineses e ocidentais. Estirar a língua é insulto na Europa e América, é saudação respeitosa no Tibete. Vênias, baixar a cabeça, curvar os ombros, ajoelhar-se, elevar a mão à fronte, são universais. A mecânica da adaptação necessária a outras finalidades de convívio explica a multiplicação.
                      (Adaptado de: CASCUDO, Câmara, “Prefácio”, em História dos Nossos Gestos. Edição digital. Rio de Janeiro: Global, 2012)

Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. (4º parágrafo)

As afirmativas abaixo se referem à pontuação da frase acima.

I. Suprimindo-se as vírgulas que isolam o trecho de mão e cabeça, pode-se supor que há outros gestos tão antigos quanto os descritos por este segmento.
II. As vírgulas que isolam o segmento história, viagem, teatro, poemas podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para o sentido e a correção.
III. O segmento no gesto não pode ser isolado por vírgulas, uma vez que complementa o sentido do verbo imediatamente anterior.

É correto o que consta APENAS em
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200120643Língua Portuguesa

Considere as afirmativas abaixo: I. O uso de aspas, no texto, presta-se a destacar expressões e juízos que não condizem com o ponto de vista dos autor...

#Pontuação#Emprego das Aspas
Questão 457941200444357Língua Portuguesa

Está plenamente correta, clara e coerente a redação deste livre comentário sobre o texto:

#Reescrita Textual#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941200929040Língua Portuguesa

Deve-se entender, no contexto, que a frase definitiva de Rubem Braga, transcrita no primeiro parágrafo do texto, mostra que o grande cronista

#Análise Textual
Questão 457941201020332Língua Portuguesa

Poucas dessas novas máquinas terão telas. Não será preciso. (3° parágrafo) O trecho acima está corretamente reescrito em um único período, com o senti...

#Reescrita Textual#Análise Textual
Questão 457941201588140Língua Portuguesa

Considere a frase abaixo e as assertivas I, II e III.E por que a ópera é a única forma de música erudita que ainda desenvolve de modo significativo no...

#Análise Morfossintática da Palavra 'ATÉ'#Emprego em Orações Intercaladas#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201839860Língua Portuguesa

Considerando-se o contexto, mantêm-se a correção e o sentido de um segmento do texto caso se venha a

#Análise Textual#Estrutura Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre PontuaçãoQuestões do FCC