A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados p...
🏢 CETRO🎯 FUNDAÇÃO CASA📚 Nutrição e Dietética
#Higiene e Controle Sanitário#Gestão de Serviços de Alimentação
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca CETRO no concurso para FUNDAÇÃO CASA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Higiene e Controle Sanitário, Gestão de Serviços de Alimentação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. De acordo com CVS nº 05/13, sobre a higiene e segurança dos funcionários, analise as assertivas abaixo.
I. Os uniformes devem estar bem conservados e limpos, com troca diária e utilização somente nas dependências internas da empresa; os cabelos devem estar presos e totalmente protegidos; os colaboradores devem utilizar sapatos fechados, antiderrapantes, em boas condições de higiene e conservação. II. O uso da luva descartável de borracha, látex ou plástico é permitido somente em procedimentos que envolvam calor, como cozimento e fritura. III. É permitido o uso de máscara nasobucal em determinadas situações, como, por exemplo, o colaborador apresentar problemas de saúde, como gripe, para evitar a contaminação dos alimentos. IV. Devem ser afixados cartazes sobre o procedimento correto da higienização das mãos em pias exclusivas para este fim, instaladas estrategicamente na linha de produção e, inclusive, nos lavatórios dos banheiros e vestiários. V. A manipulação de alimentos prontos para o consumo que sofreram tratamento térmico ou que não serão submetidos a tratamento térmico, bem como a manipulação de frutas, legumes e verduras já higienizadas, deve ser realizada com as mãos previamente higienizadas, com o uso de utensílios de manipulação ou de luvas descartáveis. Estas devem ser trocadas e descartadas de quatro em quatro horas.