///
Esta questão foi aplicada no ano de 2021 pela banca FGV no concurso para FUNSAÚDE - CE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Medicina Renal.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O poliomavírus BK (BKPyV) é um pequeno vírus de DNA que causa infecção crônica nas células tubulares renais e uroepiteliais da maioria da população mundial e promove uma infecção geralmente benigna. Em pacientes imunocomprometidos, como a população de transplantados renais, pode haver a reativação do poliomavirus e, em alguns casos, levar à uma nefropatia associada (BKPyVAN) e perda do enxerto renal.
Em relação a esta importante infecção nesta população de pacientes, analise as afirmativas a seguir.
I. A lesão epitelial tubular renal pode resultar da replicação viral direta e renovação celular, inflamação e fibrose e, em última análise, levar a atrofia tubular, necrose e perda dos nefrons.
II. A incidência de nefropatia associada ao poliomavirus é mais alta nos primeiros dois a seis meses após o transplante, embora a maioria dos casos ocorra no primeiro ano póstransplante.
III. O tratamento da infecção pelo BKPyV em transplantados renais deve ser feita com aplicação venosa de ganciclovir, ao mesmo tempo em que se deve manter a imunossupressão para minimizar o risco de rejeição aguda.
Está correto o que se afirma em