///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IDECAN no concurso para UERN. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Tendências Pedagógicas, Temas Pedagógicos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa (1789) de “liberdade, igualdade e fraternidade”. Receberam, também, contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. As Tendências Pedagógicas Liberais mais importantes são Liberal Tradicional e Tendência Liberal Renovada. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Para os liberais, “o homem é produto do meio”; ele e sua consciência se formam em suas relações acidentais, que podem e devem ser controladas pela educação, a qual deve trabalhar para a manutenção da ordem vigente, atuando diretamente com o sistema produtivo. Os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado.
II. A Tendência Tradicional está no Brasil desde os jesuítas. O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papéis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e, assim, a escola tomava como seu papel principal fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual, porque através deste estariam garantidas a ascensão dos burgueses e, consequentemente, a manutenção do modelo social e político vigente.
III. A Tendência Liberal Renovada tem como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista – corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)