Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201236408

De acordo com as regras gramaticais, em “ansiosos evitam relaxar pa...

📅 2023🏢 Avança SP🎯 SANEBAVI-SP📚 Língua Portuguesa
#Advérbios#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca Avança SP no concurso para SANEBAVI-SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Advérbios, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201236408
Ano: 2023Banca: Avança SPOrganização: SANEBAVI-SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Advérbios | Morfologia
Texto associado
Leia o texto a seguir para responder à questãos.

Ansiosos evitam relaxar para sentirem menos ansiedade, conclui pesquisa.

Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas ansiosas tendem a evitar exercícios de relaxamento por um motivo controverso: essas atividades causam mais ansiedade a elas.

A conclusão faz parte de um estudo que envolveu 96 estudantes universitários e foi publicado no Journal of Affective Disorders. Na análise, os especialistas notaram que os ansiosos propositalmente evitam relaxar em exercícios de descontração. Segundo o estudo, isso acontece numa tentativa de impedir mudanças repentinas. É como se pensassem: "melhor continuar me preocupando constantemente do que relaxar e, de repente, voltar a me preocupar".

Os pesquisadores também perceberam que os voluntários mais sensíveis a mudanças negativas — passando rapidamente de um estado relaxado para um de medo, por exemplo — eram mais propensos a se sentir ansiosos durante exercícios de relaxamento. Esses momentos de descontração, então, se tornam mais estressantes do que satisfatórios.

Uma das autoras do estudo, Michelle Newman, investiga o assunto há anos e explica que, embora a ansiedade induzida pelo relaxamento seja conhecida desde os anos 1980, sua causa específica ainda era desconhecida. Em 2011, a professora percebeu que, talvez, isso acontecesse porque as pessoas tentavam evitar o contraste de sentimentos — o que foi demonstrado na nova pesquisa.

"A teoria gira em torno da ideia de que as pessoas ficam ansiosas intencionalmente como uma maneira de evitar a decepção que poderiam ter se algo ruim acontecesse", explicou Newman, em declaração à imprensa. "Isso não é realmente útil e apenas deixa você mais infeliz. Mas, como a maioria das coisas com as quais nos preocupamos acaba não acontecendo, o que é reforçado no cérebro é: 'Preocupeime e isso não aconteceu, por isso devo continuar me preocupando'.”

Hanjoo Kim, coautora do artigo, acredita que a pesquisa pode ajudar na preparação de tratamentos mais eficazes para pessoas ansiosas. "Espera-se que nossas descobertas sirvam de base para proporcionar melhores cuidados a essas populações", disse, em comunicado.

Apesar dos achados, Newman defende que os exercícios de relaxamento são positivos e acredita que incluí-los na rotina pode ser a solução para os medos dos pacientes. "O treinamento de mindfulness e outras intervenções podem ajudar as pessoas a descontraírem e viverem o momento", diz.


Revista Galileu Digital. Disponível em:< https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/10/ansiosos-evitam-relaxar-parasentirem-menos-ansiedade-conclui-pesquisa.html>. Acesso em: 04 abr. 2023. (Adaptado).
De acordo com as regras gramaticais, em “ansiosos evitam relaxar para sentirem menos ansiedade”, a palavra "menos" é classificada como: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200241169Língua Portuguesa

A palavra “vulnerável”, utilizada pelo autor na segunda linha do texto possui como sinônimos, EXCETO:

#Reescrita Textual#Análise Textual
Questão 457941200536159Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que há uso INCORRETO da crase:

#Uso da Crase
Questão 457941200687867Língua Portuguesa

Analise, sintaticamente, as orações e assinale a alternativa correta em relação à regência verbal:I-Mamãe gosta de pudim de chocolate. II- A menina es...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe
Questão 457941200872910Língua Portuguesa

Em relação à expressão destacada no trecho “O Prefeito? É tal e qual eles falam dele.”, analise as afirmativas e marque-as como verdadeiras (V) ou fal...

#Análise Textual
Questão 457941201099513Língua Portuguesa

Sobre o uso da crase, destaque a alternativa incorreta.

#Uso da Crase#Regras de Crase
Questão 457941202054907Língua Portuguesa

A palavra “interesse”, que ocorre no texto, apresenta dois dígrafos, assim como:

#Fonologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre AdvérbiosQuestões do Avança SP