Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201238997

Com base no texto 'Petrobras', leia as afirmativas a seguir: I. Os ...

📅 2019🏢 ADM&TEC🎯 Prefeitura de Rio Largo - AL📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca ADM&TEC no concurso para Prefeitura de Rio Largo - AL. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201238997
Ano: 2019Banca: ADM&TECOrganização: Prefeitura de Rio Largo - ALDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado
Petrobras

Por G1
18/09/2019, às 19h43

A Petrobras vai elevar o preço médio do diesel nas refinarias em 4,2%, e o da gasolina em 3,5% a partir desta quinta-feira (19). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da estatal nesta quarta.

O repasse ou não do aumento para os consumidores finais fica a critério das distribuidoras e postos.

O reajuste vem após a disparada nos preços do barril do petróleo no mercado internacional na segunda-feira (16), em consequência dos ataques a instalações petroleiras na Arábia Saudita no fim de semana. O incidente baixou pela metade a produção do maior exportador da commodity do mundo.

Na segunda-feira, a estatal afirmou que manteria o preço dos combustíveis até que os valores do petróleo se acomodassem.

Após a disparada, os preços da commodity vem caindo desde terça-feira, compensando parte do aumento, depois que a Arábia Saudita anunciou que já havia restabelecido parcialmente sua produção e que uma retomada por completo será rápida. De sexta-feira até agora, o barril do Brent – referência internacional – acumulou alta de 5,6%, fechando nesta quarta-feira a US$ 63,60 por barril, segundo a agência Reuters.

POLÍTICA DE PREÇOS

A política de reajustes de preços da Petrobras leva em conta as cotações internacionais, além de outras variáveis. O presidente do Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, disse que os reajustes desta quarta dão claro sinal de que a empresa está caminhando para praticar preços alinhados com o mercado internacional. "Aguardar a estabilização dos preços após o evento na Arábia Saudita era necessário."

O chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone, Thadeu Silva, aponta que a Petrobras está "seguindo as condições de mercado". "O ajuste que ela fez (no diesel) está muito próximo do que reflete a paridade de importação no mercado internacional agora. Então está equalizando as condições de mercado", disse à Reuters.

Adaptado. Disponível em: https://glo.bo/2mhuXo7
Com base no texto 'Petrobras', leia as afirmativas a seguir:

I. Os ataques terroristas na Arábia Saudita, o avanço da inflação na América do Sul, o aumento do custo de mão de obra no Brasil e a queda no consumo de combustíveis fósseis no mundo são as principais causas alegadas pela Petrobras para justificar o aumento no preço do Petróleo, de acordo com o texto.
II. O tema central do texto é o impasse entre a Petrobras e os produtores de petróleo da Arábia Saudita em relação ao preço do diesel nos postos de gasolina brasileiros e ao custo de exportação da gasolina para os demais países da América Latina.
III. O aumento do tráfego rodoviário e a redução no número de veículos de baixo consumo no Brasil forçaram a Petrobras a elevar o preço do diesel e da gasolina nos postos, de acordo com o texto.
IV. Os recentes ataques a instalações petroleiras na Arábia Saudita baixaram pela metade a produção do maior exportador da commodity do mundo, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200474558Língua Portuguesa

Analise as afirmativas a seguir: I. Os substantivos sobrecomuns compreendem os nomes de animais utilizados tanto para o gênero masculino, como feminin...

#Substantivos#Morfologia
Questão 457941200693713Língua Portuguesa

Leia o texto 'JOGOS PEDAGÓGICOS' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O texto propõe que os jogos podem ser considerados como componentes ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201578698Língua Portuguesa

Leia o texto 'Farmacovigilância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Após a análise do texto, é possível concluir que os farmacêuticos ho...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201849802Língua Portuguesa

• Leia o texto 'Petróleo', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201892195Língua Portuguesa

"[...] manter os serviços ecossistêmicos e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.” 5º parágrafoÉ sinônimo da palavra sublinhada:

#Análise Textual
Questão 457941201955579Língua Portuguesa

Com base no texto “Formação histórica de São Bento do Una”, analise as afirmativas a seguir: I. O objetivo do texto “Formação histórica de São Bento d...

#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do ADM&TEC