A extração líquido-líquido é um método utilizado para separar um ou...
🏢 PR-4 UFRJ🎯 UFRJ📚 Química Geral
#Equilíbrio Químico em Soluções Aquosas: pH, pOH, Indicadores Ácido-Base, Soluções Tampão#Equilíbrio Químico#Química Inorgânica e Soluções#Soluções: Concentração, Diluição e Coloidais
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca PR-4 UFRJ no concurso para UFRJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Química Geral, especificamente sobre Equilíbrio Químico em Soluções Aquosas: pH, pOH, Indicadores Ácido-Base, Soluções Tampão, Equilíbrio Químico, Química Inorgânica e Soluções, Soluções: Concentração, Diluição e Coloidais.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A extração líquido-líquido é um método utilizado para separar um ou mais componentes específicos de uma mistura de líquidos, levandose em consideração suas diferentes solubilidades em dois líquidos imiscíveis, geralmente água e um solvente orgânico. Baseado nessas informações, um experimento de extração líquido-líquido foi realizado para determinar o coeficiente de partição do ácido acetilsalicílico (AAS) em éter etílico e água. Inicialmente foi feita a titulação de 20 mL de uma solução contendo 0,50 g de AAS em 100 mL de água com hidróxido de sódio 0,10 mol/ L e fenolftaleína. O ponto de viragem (ou equivalência) foi obtido com a adição de 5,0 mL da base. Após isso, 20 mL da solução de AAS foram transferidos para um funil de separação contendo 20 mL de éter etílico e fez-se a partição da amostra. A fase aquosa recolhida foi titulada com solução de hidróxido de sódio 0,10 mol/L e fenolftaleína, com o ponto de viragem alcançado com o volume da base igual a 2,0 mL. Sabendo-se que para o AAS a massa molar = 180,16 g/mol e a fórmula química = C 9H8O4 , o valor do coeficiente de partição do AAS é: