Ao analisar o desenvolvimento infantil, é necessário reportar às teorias que contextualizam sobre o tema. Nesse sentido, observa-se a importância da teoria piagetiana que traz uma definição do desenvolvimento humano, por meio da evolução de quatro estágios principais, destacados a seguir:
I – Estágio sensório-motor – os esquemas de inteligência sensório-motora ainda não podem ser compreendidos como conceitos, uma vez que eles não são passíveis de manipulação por um pensamento, e que só entram em jogo no momento de sua utilização prática e material.
II – Estágio pré-operatório - marcado pelas funções simbólicas, pela capacidade de representar e reconhecer objetos e acontecimentospormeiodas palavras/linguagem.
III – Estágio operatório concreto - possibilidade de um conhecimento mais compatível em termos de lógica convencional com o mundo real.
IV – Estágio operatório formal - caracteriza o início da adolescência entre onze e doze anos anos, estendendo-se até a vida adulta, onde se desenvolve a capacidade de abstrair e gerar hipótese sobre o mundo e sobre a sociedade de maneira contextual.
É verdadeiro o que se afirma em: