Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201292788

Leia o texto a seguir. Os modernistas e a culináriaO genial escrito...

📅 2022🏢 IBADE🎯 INOVA Capixaba - ES📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca IBADE no concurso para INOVA Capixaba - ES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201292788
Ano: 2022Banca: IBADEOrganização: INOVA Capixaba - ESDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual

Leia o texto a seguir. 


Os modernistas e a culinária

O genial escritor Mário de Andrade montou uma curiosa coleção de cardápios entre 1915 e 1940


A Semana de Arte Moderna, cujo centenário está sendo comemorado no país, reuniu artistas e escritores que buscavam maneiras de romper com os parâmetros que vigoravam nas artes em geral.


Essa manifestação artística, política e cultural atraiu, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, jovens contestadores que deram um novo rumo ao próprio Brasil. Mas o que a Semana de Arte Moderna tem a ver com a gastronomia? A culinária reflete – e sempre refletiu – a identidade brasileira. E os principais protagonistas do modernismo têm histórias interessantes sobre a arte de comer e de cozinhar. 


Mário e seus cardápios

O genial escritor Mário de Andrade montou uma curiosa coleção de cardápios entre 1915 e 1940. Esses 22 menus e um marcador de lugar à mesa foram preservados e encontram-se no Fundo Mário de Andrade, parte do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Os cardápios são reflexo da paixão de Mário pelo estudo da cultura popular e se transformaram em testemunhas de sua vida pessoal e profissional, pois, quando decodificamos seu conteúdo, entendemos a origem, normas e gostos alimentares da elite da época.

Esse lado gourmet e a atração pela culinária brasileira ultrapassavam os cinco sentidos, transformando-se em objeto de estudo do escritor, que queria conhecer e “mastigar” o Brasil, com suas tradições e as influências estrangeiras formando a mistura essencial brasileira. Duas das obras mais conhecidas em que o escritor fez uso de pratos brasileiros são o clássico “Macunaíma” e o inacabado “O Banquete”, publicado postumamente.


Tarsila, rãs e Abaporu

Uma das correntes mais marcantes da geração modernista é o Movimento Antropofágico, que nasceu durante um jantar. A principal iguaria servida foi uma porção de rãs. A pintora Tarsila do Amaral, que acompanhava o então marido, Oswald de Andrade, ao vê-las, fez uma associação com pequenos corpos humanos e levantou uma indagação se, naquele momento, eles estariam sendo quase antropófagos.

A metáfora antropofágica foi inspirada em um ritual dos índios tupinambás. Eles acreditavam que devorar o inimigo fazia com que absorvessem suas qualidades. Os modernistas falam de uma fome simbólica, que engoliria outras culturas, eliminando o que vinha de fora e absorvendo elementos brasileiros para fazer nascer uma cultura nacional.

Dizem que, depois do jantar com rãs e inspirada por esse ideal antropofágico, Tarsila do Amaral pintou a obra-prima considerada o maior símbolo do movimento: “Abaporu”, que significa “o homem que come”.

E se Mário de Andrade guardava cardápios, Oswald de Andrade era conhecido por promover aventuras gastronômicas e banquetes emblemáticos. Ele possuía um caderno de receitas em que registrou suas comidas preferidas: vatapá, feijoada e quindim. O interesse destes e de outros artistas, que foram a vanguarda no início do século passado e cujas obras continuam sendo cultuadas até hoje, mostra quanto a culinária é um aspecto importante da cultura brasileira.


BOLLA, Carla. Os modernistas e a culinária. Forbes Brasil, 13 de maio de 2022. ForbesLife. Disponível em: https://forbes.com.br/forbeslife/2022/05/carla-bolla-osmodernistas-e-a-culinaria/. Acesso em: 15 set. 2022.


A partir da leitura global desse texto, percebe-se que seu objetivo principal é o de: 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200342470Língua Portuguesa

Considere as orações subordinadas adverbiais abaixo:1 - Como estava quente, retirei o casaco;2 - Caso você melhore, volte logo para o trabalho; e3 - M...

#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe
Questão 457941200503240Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que caracteriza a chamada análise transfrástica em uma perspectiva textual,segundo Ingedore Koch.

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200896794Língua Portuguesa

No contexto da frase “A beleza das flores é admirada por todos”, o termo “belezas” pode ser substituído por um sinônimo que também funcione como subst...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201376154Língua Portuguesa

No verso “Beijo pouco, falo menos ainda.”, deduz-se que uma das características do eu-lírico é:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201686528Língua Portuguesa

Leia o texto abaixo e identifique as situações em que o uso da crase pode ser necessário ou incorreto: Maria foi à festa de aniversário de sua amiga. ...

#Uso da Crase#Regras de Crase
Questão 457941201905754Língua Portuguesa

Em uma das opções abaixo, o termo destacado foi corretamente substituído pelo pronome oblíquo. Assinale-a.

#Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo#Morfologia dos Pronomes

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do IBADE