O IMC transforma-se com a idade e apresenta aumento de modo constan...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 MS📚 Nutrição e Dietética
#Terapia Nutricional#Nutrição e Distúrbios Alimentares
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para MS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Terapia Nutricional, Nutrição e Distúrbios Alimentares.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que a obesidade aumentou no Brasil. Atualmente, 13% dos adultos são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) que entre os homens (12,4%). Em 2006, quando foi apresentada a primeira edição do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), 11,4% dos brasileiros eram obesos. Em 2007, esse índice subiu para 12,9%. Das 27 cidades pesquisadas, Porto Alegre é a que apresenta maior frequência de excesso de peso em adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do peso. A capital gaúcha também lidera o ranque quando o assunto é obesidade: 15,9%.
Ministério da Saúde, 7/4/2009 (com adaptações).
Acerca da epidemiologia nutricional e da vigilância alimentar e nutricional, julgue os itens subsequentes.
O IMC transforma-se com a idade e apresenta aumento de modo constante. Foram identificados três períodos críticos para o início da obesidade: o primeiro corresponde ao primeiro ano de vida; o segundo ocorre entre os cinco e os sete anos de idade e o terceiro período corresponde à adolescência.