Desde a revolução urbana brasileira, consecutiva à revolução demogr...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 MCTI📚 Conhecimentos Atuais
#Eventos Contemporâneos (1994-2013)#Migração, Refugiados e Demografia Contemporânea
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para MCTI. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Conhecimentos Atuais, especificamente sobre Eventos Contemporâneos (1994-2013), Migração, Refugiados e Demografia Contemporânea.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Desde a revolução urbana brasileira, consecutiva à revolução demográfica dos anos 50 do século passado, tivemos primeiro uma urbanização aglomerada, com aumento do número — e da respectiva população — dos núcleos com mais de vinte mil habitantes, e em seguida uma urbanização concentrada, com a multiplicação de cidades de tamanho intermédio, para alcançarmos, depois, o estágio de metropolização, com o aumento considerável do número de cidades milionárias e de grandes cidades médias (estas em torno de meio milhão de habitantes).
Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 202 (com adaptações)
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo recente de urbanização brasileira, que envolve hierarquias urbanas, regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, julgue o item seguinte.
Entre os múltiplos fatores que justificam o considerável aumento do número e da dimensão das cidades de porte médio espalhadas pelo interior do país, fenômeno particularmente intenso entre fins do século passado e início do atual, está a desconcentração econômica, seja pela expansão do agronegócio, seja pela instalação de complexos industriais fora das capitais e dos maiores centros urbanos.