Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Medicina: Clínica e Saúde Pública/
  4. Questão 457941201346875

Uma atenção pré-natal de qualidade é capaz de diminuir a morbidade ...

📅 2019🏢 CPCON🎯 Prefeitura de Sumé - PB📚 Medicina: Clínica e Saúde Pública
#Medicina de Família#Saúde da Mulher na Atenção Primária

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca CPCON no concurso para Prefeitura de Sumé - PB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Medicina de Família, Saúde da Mulher na Atenção Primária.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201346875
Ano: 2019Banca: CPCONOrganização: Prefeitura de Sumé - PBDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Medicina de Família | Saúde da Mulher na Atenção Primária
Uma atenção pré-natal de qualidade é capaz de diminuir a morbidade e a mortalidade materno-infantil uma vez que a identificação do risco gestacional pelo profissional permite a orientação e os encaminhamentos adequados em cada momento da gravidez. Em 2014, cerca de 40% dos 10.446 óbitos infantis e neonatais evitáveis ocorridos no Brasil estavam relacionados à inadequação da atenção à gestação.

(Sistema de Informações sobre Mortalidade. Painel de monitoramento da mortalidade infantil e fetal. http://svs.aids.gov.br/dashboard/mortalidade/infantil.show.mtw, acessado em 12/Ago/2015). (TOMASI, Elaine Tomasi et alli. Qualidade da atenção pré-natal na rede básica de saúde do Brasil: indicadores e desigualdades sociais. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v33n3/1678-4464-csp-33-03-e00195815.pdf/ acesso em 20 de agosto de 2019).

Acerca do Pré-Natal na Assistência Básica, analise as informações a seguir, e depois coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sempre informar às gestantes de baixo risco de complicações que o parto normal é geralmente muito seguro tanto para a mulher quanto para a criança.
( ) As mulheres nulíparas ou multíparas que optarem pelo planejamento do parto em Centro de Parto Normal (extra, peri ou intrahospitalar), se disponível na sua área de abrangência ou lugares próximos dessa e cientes dos riscos e benefícios desses locais, devem ser apoiadas em suas decisões.
( ) Informar a todas as gestantes que a assistência ao parto no domicílio não faz parte das políticas atuais de saúde do país.
( ) Informar às nulíparas de baixo risco de complicações que o planejamento do parto no domicílio não é recomendado, tendo em vista o maior risco de complicações para a criança. Acrescentando, que as evidências que são oriundas de outros países, não necessariamente aplicáveis ao Brasil.
( ) Informar às multíparas de baixo risco de complicações que, tendo em vista o contexto brasileiro, o parto domiciliar ainda não está disponível no sistema de saúde, por isso não há como recomendá-lo.
( ) As mulheres devem receber, quando possível, as seguintes informações sobre o local de parto: - acesso à equipe médica (obstetrícia, anestesiologia e pediatria); - acesso ao cuidado no trabalho de parto e parto por enfermeiras obstétricas ou obstetrizes; - acesso a métodos de alívio da dor, incluindo os não farmacológicos (banheira, chuveiro, massagens, etc.), analgesia regional e outras substâncias analgésicas; - a probabilidade de ser transferida para uma maternidade (se esse não for o local escolhido), as razões porque isso pode acontecer e o tempo necessário para tal.
( ) Assegurar que todas as mulheres que optarem pelo planejamento do parto fora do hospital tenham acesso em tempo hábil e oportuno a uma maternidade, se houver necessidade de transferência.

Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200466604Medicina: Clínica e Saúde Pública

O conhecimento dos efeitos colaterais dos anti-hipertensivos é importante para ajudar na escolha mais apropriada para cada perfil de paciente. Assinal...

#Endocrinologia
Questão 457941200526177Medicina: Clínica e Saúde Pública

A fase pré-analítica é de extrema importância para a realização dos exames laboratoriais. Dados da literatura indicam que até 80% dos erros laboratori...

#Colagenoses#Febre Reumática
Questão 457941200794689Medicina: Clínica e Saúde Pública

Marcone é alcoólatra há 15 anos. Há 22 dias vem apresentando tosse, sudorese noturna, febre vespertina e perda ponderal. A esposa dele, com medo, levo...

#Medicina Respiratória
Questão 457941201175247Medicina: Clínica e Saúde Pública

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno é o melhor alimento para os bebês por oferecer os nutrientes necessários e r...

#Medicina de Família#Pediatria na Atenção Primária
Questão 457941201554052Medicina: Clínica e Saúde Pública

As parasitoses intestinais são frequentes em nosso meio. Indique o antiparasitário de acordo com o resultado do exame, respectivamente: Ascaris, Stron...

#Pediatria e Cuidados Neonatais
Questão 457941202056638Medicina: Clínica e Saúde Pública

Rabdomiólise é uma síndrome caracterizada por necrose muscular e liberação de constituintes musculares intracelulares na circulação. Anormalidades de ...

#Patologia Laboratorial#Medicina Renal#Intoxicações e Acidentes#Lesões Traumáticas#Bioquímica Laboratorial

Continue estudando

Mais questões de Medicina: Clínica e Saúde PúblicaQuestões sobre Medicina de FamíliaQuestões do CPCON