///
A avaliação nutricional é o primeiro passo no tratamento da desnutrição, sendo a investigação laboratorial uma parte importante dessa avaliação. A avaliação bioquímica provê informações sobre os compartimentos viscerais e tecidos muscular e adiposo. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a associação entre o exame bioquímico e o seu conceito.
COLUNA I
1. Albumina.
2. Pré-albumina.
3. Transferrina.
4. Proteína carreadora de retinol.
COLUNA II
( ) Meia vida de 2 a 3 dias. Indicador sensível de resposta à intervenção alimentar. O zinco é necessário para sua síntese, estando os níveis séricos reduzidos na presença de deficiência de zinco.
( ) Meia vida curta de 10 a 12 horas. Responde tanto à restrição proteica como à energética. Boa sensibilidade para avaliar o estado proteico e medir resultados terapêuticos.
( ) Meia vida de 19 a 21 dias. Indicador ruim para as fases iniciais de desnutrição proteico energética, devido a sua meia vida relativamente longa. Pode haver erro de interpretação na vigência de desidratação e/ou edema.
( ) Meia vida de 8 a 10 dias. Embora seja importante na avaliação do estado nutricional e da resposta à terapia nutricional, é pouco específica e sensível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca IBGP no concurso para Prefeitura de Itabira - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Avaliação do Estado Nutricional, Interpretação de Exames Laboratoriais, Alimentos e Nutrição.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.