Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201381644

Em relação a classificação das orações, marque (V) para as verdadei...

📅 2015🏢 EXATUS-PR🎯 Prefeitura de Nova Friburgo - RJ📚 Língua Portuguesa
#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe

1

457941201381644
Ano: 2015Banca: EXATUS-PROrganização: Prefeitura de Nova Friburgo - RJDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Orações Subordinadas Adverbiais | Sintaxe
Texto associado
1º     Num recente debate com estudantes de Letras da USP, o crítico de arte e ficcionista Rodrigo Naves pôs lado a lado, numa boutade cheia de razão, Pelé e Machado de Assis. De fato, se a formação da literatura brasileira desemboca em Machado, a do futebol brasileiro desemboca em Pelé. Quem ousaria compará-los? Quem dirá quem é superior? Driblarei a questão indo direto ao ponto: como foram possíveis um ao outro? Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram, como se pairassem acima delas. Render, aqui, significa submetê-las (a pobreza, o atraso, a situação periférica do país) levando-as as suas consequências máximas, e superando-as sem negá-las. A discrepância aparentemente berrante entre o escritor e o jogador de futebol contém nela mesma o xis do problema. Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado e exorbitante, cujo destino passa pelas reversões entre a “alta" e a “baixa" cultura, pelo confronto e pelo contraponto das raças, pela palavra e pelo corpo, e cuja formação não poderia se dar apenas na literatura: o ser brasileiro pede minimamente – para se expor em sua extensão e intensidade – a literatura, o futebol e a música popular.

2º     Comparo Machado de Assis a Pelé (...) não porque sejam semelhantes como personalidades e estilos, mas porque ______ aquela similitude dos opostos complementares: além de todas as diferenças óbvias implicadas nos campos da literatura e do futebol, o foco de um ilumina o cerne da nossa incapacidade de escapar ao retorno vicioso do mesmo, e o do outro a nossa capacidade de invenção lúdica e a extraordinária potência da nossa promessa de felicidade. O que os ______ é a afirmação, na negatividade e na possibilidade, da consciência fulminante e da intuição em ato, assim como a capacidade de fazer o país saltar aos nossos olhos como melhor do que ele mesmo.

3º     Mas melhor do que ele mesmo supõe necessariamente um pior do que ele mesmo. Machado de Assis radiografou de maneira implacável o nosso atraso como um descortino fulgurante, cujo avanço não paramos de descobrir. E só pôde fazê-lo da maneira que o fez, acredito eu, porque viu por dentro a sociedade de ponta a ponta – como condição entranhada em sua trajetória de vida – e porque deu uma poderosa forma nova ....... tradição literária acumulada. Mais do que atraso, no entanto, flagrou a paralisia congênita da alma nacional, se quisermos chamar desse modo o renitente sistema auto-ilusão compartilhada que refuga os golpes do real ...... custa de expedientes de acomodação e escape que _______ ileso o estado de coisas, mesmo quando insustentável.

4º     O futebol brasileiro é, por sua vez, o saldo ambivalente desse déficit, seu veneno e seu remédio prodigioso. Seria mais um mecanismo de fuga entre outros se não fosse, ao mesmo tempo, o campo em que a experiência brasileira encontrou uma das vias privilegiadas para atravessar o seu avesso e tocar as fraturas traumáticas que nos constituem e permanecem em nós como um atoleiro. Ele é a confirmação do paradoxo da escravidão brasileira como um mal nunca superado e, ao mesmo tempo, como um bem valioso em nossa existência, não pela escravidão enquanto tal – o que é óbvio e gritante aos céus –, mas pela amplitude de humanidade que desvelou. Por isso mesmo, ele figura como redenção e como falha irresolvida, como remédio irremediável em que pendulamos, na incapacidade de estender os seus dons vitoriosos e potentes ....... outras áreas da vida nacional – em especial à educação e à política, com implicações para todo o resto. E a mesma cegueira faz com que se queira gozar os seus efeitos como se fossem dados de presente e desde sempre e que se recuse ....... reconhecer o custo permanente da sua construção.

(WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008).  
Em relação a classificação das orações, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado. (1º parágrafo) – Oração subordinada adverbial final.

( ) Só pôde fazê-lo da maneira que o fez. (3º parágrafo) – Oração subordinada adverbial consecutiva.

( ) Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram. (1º parágrafo) – Oração subordinada adjetiva explicativa.

( ) Ele figura como redenção e como falha irresolvida. (4º parágrafo) – Oração coordenada assindética aditiva. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca EXATUS-PR no concurso para Prefeitura de Nova Friburgo - RJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Orações Subordinadas Adverbiais, Sintaxe.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200037411Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

#Reescrita Textual#Análise Textual#Estrutura Textual#Semântica Contextual
Questão 457941200078522Língua Portuguesa

Assinale a alternativa incorreta:

#Encontros Consonantais e Dígrafos#Fonologia#Encontros Vocálicos
Questão 457941200188829Língua Portuguesa

Os termos destacados abaixo estão corretamente analisados quanto à função sintática em: I - “O cidadão é livre" – predicativo do sujeito. II - “A gent...

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941200437380Língua Portuguesa

Observe o verbo em destaque no período que segue: "No entanto, o novo estudo afirma que não foi possível concluir se a vitamina D tem potencial benéfi...

#Acentuação Gráfica: Acento Diferencial#Ortografia
Questão 457941200544172Língua Portuguesa

Em relação aos dados apresentados pela pesquisa, o texto tem uma posição:

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941201247171Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que a palavra retirada do texto deveria estar acentuada:

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941201537465Língua Portuguesa

Analise as afirmativas referentes ao texto: I - O narrador focaliza os acontecimentos a partir de dois pontos de vista, no primeiro é o da personagem ...

#Tipos Textuais#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual#Funções da Linguagem
Questão 457941201544253Língua Portuguesa

Marque a alternativa correta quanto ao emprego dos pronomes eu e mim:

#Pronomes Pessoais do Caso Reto#Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941201643962Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas na frase: Repartia os ___________ entre os _________.

#Análise Textual
Questão 457941202039341Língua Portuguesa

Analise as afirmativas referentes ao texto: I - O jovem Leonas por ser filho do rei sentia-se no direito de fazer o que quisesse. II - Os animais não ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Orações Subordinadas AdverbiaisQuestões do EXATUS-PR