Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201441145

Em relação aos debates escolares, a autora I. coloca em dúvida se é...

📅 2018🏢 UFMG🎯 UFMG📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

1

457941201441145
Ano: 2018Banca: UFMGOrganização: UFMGDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado

INSTRUÇÃO: A questão refere-se ao Texto , a seguir. Leia-o com atenção, antes de respondê-la.


TEXTO

   Quem passou por alguma praia recentemente talvez tenha se deparado com um fenômeno comum, mesmo nas regiões mais remotas do litoral brasileiro: o lixo. Em uma caminhada de uns dez minutos que fiz no litoral de Santa Catarina no começo de janeiro, por exemplo, encontrei garrafas pet, latinhas de cerveja e de energéticos, canudinhos, plásticos de picolé. Fui recolhendo o que achei até que, sozinha, eu não tinha mais braços suficientes para tanto lixo acumulado.

   O problema é que quando a maré sobe, ou quando chove, tudo aquilo que se acumula na areia vai para o mar – e causa um estrago danado. Já há, inclusive, estudos que mostram que até 2050 os Oceanos terão mais plásticos do que peixes.

   Por que as pessoas jogam lixo na praia? Fiz essa pergunta alto para quem estava lá comigo entre latinhas e pacotes de batata frita e tive como resposta o mesmo que você deve ter pensado: “as pessoas não têm educação”. Ok. Então vamos entender o que isso significa.

   “Não ter educação” e, por causa disso, jogar lixo na praia, na rua e nos espaços públicos, pode ser entendido como falta de conhecimento. Não aprendi algo, por isso tenho uma determinada atitude por desconhecimento dos impactos do que eu faço. As pessoas, em tese, não saberiam que aquele lixo plástico jogado na areia inevitavelmente vai parar no mar. Tampouco saberiam que o peixe pode ingerir esse plástico, então você “come o plástico” simplesmente porque come o peixe. É a ideia de “cadeia alimentar”, que aparece na escola no ensino fundamental e pode ser tema até de vestibular. Não me parece, no entanto, que o lixo naquela praia seja um caso de falta de conhecimento. Chuto dizer que a maioria das pessoas que estava lá em Santa Catarina – e que jogou latinha de cerveja por onde passou – tinha passado pelas aulas de biologia da escola. Aquelas pessoas provavelmente tinham diploma de ensino superior – ou até alguma pós-graduação. Cruzei com gente opinando sobre política e ostentando um português elegante – ou falando outras línguas, como espanhol e alemão.

   O problema pode estar no formato da nossa educação. Aprendemos conceitos importantes de maneira muito teórica e temos aulas expositivas focadas em livros didáticos com pouca experimentação. Pode ser que aquelas pessoas da praia tenham conhecimento ambiental, mas não internalizaram os conceitos aprendidos. Trocando em miúdos: quem joga uma sacola plástica na areia da praia pode até acertar uma questão do Enem sobre poluição ou cadeia alimentar, por exemplo, mas talvez não compreenda completamente que aquele seu próprio lixo interfere no ecossistema do qual faz parte.

    Mais: pessoas altamente instruídas no Brasil podem ter baixíssima noção de cidadania, do que é ser cidadão, de regras de divisão de espaços públicos. Talvez porque estejam viciadas pelos hábitos de gerações anteriores, que jogavam lixo na praia, as pessoas seguem fazendo o mesmo. Ou então aquelas pessoas estão mais acostumadas a ambientes privados e controlados, e acreditam que sempre haverá alguém para limpar o rastro que se deixa por aí.

   Aqui, vamos das aulas de ciências à sociologia. Será que estamos discutindo o suficiente, na escola, sobre a formação sociocultural brasileira, que é impregnada pela ideia de “ser servido”? E debatemos o quanto isso afeta, inclusive, o nosso próprio ecossistema?


RIGHETTI, Sabine. Disponível em:

<http://abecedario.blogfolha.uol.com.br/2018/01/31/lixo-na-praiamostra-que-precisamos-muito-mais-do-que-educacao/>. Acesso em: 1 fev. 2018.

Em relação aos debates escolares, a autora

I. coloca em dúvida se é suficiente o atual debate sobre a formação sociocultural brasileira e sua relação com o ecossistema nacional.
II. denuncia a real possibilidade de haver desconhecimento da noção de cidadania por pessoas com alto grau de instrução escolar.
III. defende os moradores de condomínios, alegando que não devem fazer serviço que não lhes cabe, como o de recolher o lixo.

É/São CORRETA(S), a(s) afirmativa(s)
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca UFMG no concurso para UFMG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200088460Língua Portuguesa

Leia este trecho: “[...] Quando nada disso tem solidez, pois vivemos na “sociedade líquida” (Bauman) prevista por Marx (“tudo que é sólido desmancha n...

#Análise Textual#Recursos Estilísticos
Questão 457941200304440Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que a palavra destacada pode ser substituída pela palavra ou locução indicada entre parênteses, sem que haja alteração do se...

#Uso dos Conectivos#Sintaxe
Questão 457941200634113Língua Portuguesa

O produto desenvolvido pela Embrapa utiliza-se de tecnologia sustentável porque

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200682696Língua Portuguesa

Do ponto de vista de sua tipologia, o texto é predominantemente

#Tipos Textuais#Análise Textual
Questão 457941201299683Língua Portuguesa

A ideia de plena regeneração, defendida pelo autor, está relativizada em:

#Análise Textual
Questão 457941201362975Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que o tipo de sujeito oracional está corretamente analisado.

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201675265Língua Portuguesa

Levando em consideração as passagens extraídas do texto I, assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a mesma função sintática da palavra ...

#Sintaxe#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'
Questão 457941201903932Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que o termo ou palavra a que se refere o pronome relativo em negrito foi indicado INCORRETAMENTE.

#Compreensão e Interpretação Textual#Pronomes Relativos#Análise Textual#Morfologia dos Pronomes#Estrutura Textual
Questão 457941202018366Língua Portuguesa

No trecho: “Então vamos entender o que isso significa”, o termo em destaque refere-se

#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941202071173Língua Portuguesa

Leia este trecho: “A Uber ilustra bem o que está por vir. O número de motoristas cadastrados cresceu em 50% entre 2016-2018 (50 milhões para 100 milhõ...

#Reescrita Textual#Análise Textual#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do UFMG