Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201454615

Podemos “marcar” uma palavra com acento gráfico para distinguir um ...

📅 2017🏢 UPENET/IAUPE🎯 Prefeitura de Pombos - PE📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Fonologia#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca UPENET/IAUPE no concurso para Prefeitura de Pombos - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Fonologia, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201454615
Ano: 2017Banca: UPENET/IAUPEOrganização: Prefeitura de Pombos - PEDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Fonologia | Análise Textual
Texto associado

Texto 1

Mais uma tragédia sobre duas rodas


(1) Sai ano, entra ano e, infelizmente, uma notícia se repete com uma constância assustadora: acidentes de trânsito envolvendo motos. Pior, acidentes envolvendo motos com mais de duas pessoas a bordo, em alguns casos, pasme, com uma família inteira na garupa! É triste e chocante ao mesmo tempo! A notícia mais recente a ganhar destaque na mídia nacional foi o caso de uma mulher pernambucana que morreu em Caruaru (PE) na última quinta-feira, dia 7, ao cair da motocicleta conduzida pelo marido e que ainda transportava duas crianças: uma de sete anos e, pasme de novo, um bebê de oito meses!!! Foi justamente o lençol que aquecia o bebê que “causou” a tragédia, depois de se enroscar na roda traseira e puxar mãe, filhos e, consequentemente, o marido para o chão. Para ela, a queda foi fatal! As crianças, gravemente feridas, ainda lutam pela vida. O marido teve ferimentos leves.

(2) Para alguns pode parecer que o causador do acidente foi o lençol que cobria o bebê. Mas não foi! A culpa dessa tragédia cotidiana, que ocorre com mais frequência justamente na Região Nordeste, não é do “lençol”. É da falta de educação no trânsito, na formação do condutor, na imprudência de um condutor que superlota um veículo com capacidade para duas pessoas acima de 7 anos de idade e, em última instância, do Poder Público que não fiscaliza essas bizarrices que circulam pelas ruas e estradas do País. Além disso, vale lembrar que crianças menores de 7 anos são PROIBIDAS de andar em motocicletas, conforme diz o Código Brasileiro de Trânsito, que classifica esse tipo de infração como gravíssima, gerando uma multa de R$ 191,54, mais sete pontos na habilitação.

(3) Infelizmente, esse caso ocorrido em Caruaru não foi o primeiro e tampouco será o último! Há anos as estatísticas referentes às indenizações do Seguro DPVAT vêm mostrando um cenário de guerra sobre duas rodas em todo o Brasil. Apesar de representarem “apenas” 27% da frota nacional, os acidentes envolvendo motocicletas geram 76% das indenizações do Seguro DPVAT. Muitos poderão argumentar que o veículo de duas rodas é mais suscetível aos acidentes, qualquer queda pode gerar uma lesão considerável. Claro, isso é fato! Assim como também é fato a falta de respeito às leis de trânsito, a imprudência e falta de educação do condutor, que não tem a real dimensão dos riscos que assume ao transportar uma família inteira na garupa da moto.

(4) Tragédias como essas já viraram rotina no Brasil, mas, mesmo assim, o Blog Viver Seguro no Trânsito faz um convite à reflexão sobre o assunto, até para que a morte desta mãe de apenas 33 anos não tenha sido em vão. É preciso respeitar as leis de trânsito e, acima de tudo, pensar duas, três vezes antes de colocar sua família sob qualquer tipo de risco!

(5) Respeite as leis de trânsito e respeite a vida, a sua e a daqueles que você ama!

Disponível em: http://www.viverseguronotransito.com.br/2016/01/mais-uma-tragedia-sobre-duas-rodas/ Acesso em: 20 set. 2017. Adaptado.

Podemos “marcar” uma palavra com acento gráfico para distinguir um substantivo de uma forma verbal e indicar sua pronúncia correta, como acontece, por exemplo, em “trânsito” (O trânsito está engarrafado) e “transito” (Eu transito bem no mundo artístico). Identifique as alternativas que apresentam, como nesse exemplo, um substantivo e uma forma verbal.


I. Notícia/ noticia

II. Mídia/ midia

III. Bebê/ bebe

IV. Cenário/ cenario

V. Veículo/ veiculo


Estão CORRETAS, apenas:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200136709Língua Portuguesa

Ao redigir o texto 02, Jorge Amado infringiu uma das normas gramaticais vigentes. Isso é percebido na alternativa

#Morfologia Verbal
Questão 457941200158463Língua Portuguesa

Observe o fragmento de texto abaixo, atentando para os termos destacados em maiúscula: “Essa e outras mudanças foram possíveis GRAÇAS À TECNOLOGIA E À...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200258615Língua Portuguesa

Se o texto 02 tivesse como sujeito “vocês”, assinale a alternativa que indica um trecho gramaticalmente CORRETO.

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941200798592Língua Portuguesa

Observe os itens abaixo, atentando para os termos destacados em maiúscula. I. “Tal situação torna difícil a denúncia e o relato, POIS torna a mulher a...

#Conjunções#Morfologia
Questão 457941201071703Língua Portuguesa

Em que alternativa os termos destacados em maiúscula estão sintaticamente classificados de forma CORRETA entre parênteses?

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941201555683Língua Portuguesa

"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração."(Charles Chaplin)Sobre a CRASE existente no texto, analise os itens ...

#Uso da Crase

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do UPENET/IAUPE