A avaliação educacional e de processos e resultados é um componente crítico da prática do Orientador Educacional, essencial para o monitoramento e aprimoramento contínuo das intervenções pedagógicas. Isso posto, considere o seguinte cenário:
Uma escola implementou um programa de alfabetização digital, integrado ao currículo regular, com o objetivo de desenvolver competências tecnológicas avançadas entre os alunos, preparando-os para os desafios da era digital.
O Orientador Educacional é responsável por projetar e conduzir uma avaliação abrangente deste programa. Analise as proposições a seguir sobre o processo de avaliação:
I.A utilização do modelo de avaliação de Kirkpatrick, com seus quatro níveis (reação, aprendizagem, comportamento e resultados), oferece uma estrutura adequada para avaliar o impacto do programa de alfabetização digital, permitindo uma análise completa dos efeitos do programa em diferentes dimensões.
II.A avaliação deve incluir uma análise de custo-efetividade para justificar o investimento no programa de alfabetização digital em comparação com outras intervenções educacionais possíveis.
III.O uso de técnicas de análise de redes sociais (SNA) é inadequado para avaliar mudanças nas interações e na colaboração entre os alunos, pois não fornece dados relevantes sobre as dinâmicas sociais e o aprendizado colaborativo resultantes do programa.
É correto o que se afirma em: