Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201483612

Dadas as proposições seguintes sobre o texto, I. Grandes projetos d...

📅 2012🏢 COPEVE-UFAL🎯 MPE-AL📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca COPEVE-UFAL no concurso para MPE-AL. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201483612
Ano: 2012Banca: COPEVE-UFALOrganização: MPE-ALDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado

             Rio 2016: um jogo (olímpico?) de cartas marcadas


      [...] Grandes projetos com forte apelo simbólico (grandes museus, por exemplo), megaeventos esportivos, exposições internacionais comparecem com uma monótona regularidade em estratégias que, por seu lado, não cansam de proclamar sua originalidade e criatividade. No entanto, sem dúvida, trata-se de negócio, e não de arte, quando se constroem novos e majestosos museus; assim como se trata de negócio, e não de esporte, quando se organizam Jogos Olímpicos.

      A retórica olímpica não consegue mais esconder a essência da operação. Como compensação às cidades que se prestam a investir bilhões para quinze dias de glória, promete agora o chamado “legado”. Em troca do negócio, dizem-nos, vamos cuidar do meio ambiente, dos transportes, da questão social etc. Nem Atlanta, nem Pequim, nem Atenas sugerem que essa nova retórica tenha qualquer sentido. Em Montreal, o legado é a enorme dívida. Isso para não falar dos Jogos Panamericanos de 2007, aqui mesmo, entre nós, cujo maior legado são elefantes brancos e uma fatura engordada a golpes de aditivos aos contratos.

      Quanto custarão os Jogos Olímpicos? Eis algo que ninguém arrisca dizer, nem mesmo o Comitê Olímpico Internacional, que, por via das dúvidas, cobra dos governos nacionais o compromisso de cobrirem todas as eventuais perdas. Assim, um cheque em branco é passado a autoridades locais e a grupos empresariais estrategicamente situados nos centros decisórios que determinarão as empreiteiras a serem contratadas, os terrenos a serem adquiridos, os consultores a serem recrutados [...].

      Sabemos desde já quem serão os ganhadores: as grandes empreiteiras, os grandes proprietários de terras da Barra da Tijuca. Enquanto isso, os perdedores também já são conhecidos e permanecerão desprovidos de transporte naquelas áreas onde reside a imensa maioria da população de nossa cidade.

      O legado, já sabemos de antemão: uma vez mais a socialização dos custos e a privatização dos benefícios. E uma cidade ainda mais desigual e injusta.

     (VAINER, Carlos. Jornal dos economistas. Dezembro de 2009. Adaptado)

Dadas as proposições seguintes sobre o texto,


I. Grandes projetos de megaeventos prometem legados que, de acordo com o texto, são promissores para o desenvolvimento urbano.

II. Usualmente, a essência da operação dos megaeventos esportivos é a de investir nas cidades; no entanto as administrações locais não sabem gerir de forma satisfatória tais investimentos.

III. De acordo com o texto, os investimentos nos Jogos Panamericanos de 2007 deixaram inúmeros legados ao Brasil.

IV. Os legados prometidos pela retórica olímpica, segundo Vainer, não são confiáveis, pois historicamente têm gerado déficit econômico nos orçamentos das cidades que sediam megaeventos esportivos.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200221932Língua Portuguesa

No descomeço era o verbo. Só depois é que veio o delírio do verbo. O delírio do verbo estava no começo, lá onde a criança diz: Eu escuto a cor dos pas...

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941200367347Língua Portuguesa

Sobre a compreensão do texto, I. Somente há trechos que revelam a linha e a agulha como objetos de costura. II. Como a agulha e a linha são tratadas n...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200541797Língua Portuguesa

“A intervenção da polícia não acalmou os ânimos. Foi, antes, o estopim do tumulto”. O termo grifado corresponde a:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200637374Língua Portuguesa

Qual opção abaixo apresenta na sequência de palavras um encontro consonantal perfeito, um encontro consonantal imperfeito, um encontro vocálico e um d...

#Encontros Consonantais e Dígrafos#Fonologia#Encontros Vocálicos
Questão 457941201348079Língua Portuguesa

“Pesquisa no Canadá mostra que leitores fluentes têm dificuldade de compreensãoelementar” Revista Língua Portuguesa. Ano 7. Nº 78. Abril de 2012. Cons...

#Encontros Consonantais e Dígrafos#Fonologia
Questão 457941201891753Língua Portuguesa

A questão refere-se ao título abaixo.Como se comportar à mesa Superinteressante, São Paulo, maio 2014.No que concerne ao emprego do sinal indicativo d...

#Uso da Crase

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do COPEVE-UFAL