Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201486010

Em relação aos recursos expressivos que contribuem para o entendime...

📅 2016🏢 IF-PE🎯 IF-PE📚 Língua Portuguesa
#Reescrita Textual#Análise Textual

1

457941201486010
Ano: 2016Banca: IF-PEOrganização: IF-PEDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Reescrita Textual | Análise Textual
Texto associado

TEXTO 01

UM ANO DE ELEIÇÃO


      Em seu estranho ritmo, que mistura o frenesi das elites com a calma do povo, a política brasileira chega a mais um ano eleitoral. Em menos tempo do que parece, realizaremos as eleições municipais de 2016.

      Os sinais estão no ar: os pré-candidatos e seus patronos movimentam-se, pesquisas de intenção de voto são divulgadas, cálculos e especulações correm soltos.

      É ótimo que seja assim. Nunca é demais lembrar quão excepcional, na história política brasileira, é o período no qual vivemos: em toda nossa trajetória, é a mais longa fase de normalidade democrática.

      Para um país que teve seus primeiros cem anos de vida republicana entrecortados por golpes de Estado e ditaduras, é extraordinário o fato de estarmos perto de comemorar três décadas seguidas de eleições de prefeitos nas capitais e grandes cidades. Um período curto para nações democráticas, mas longo no nosso caso.

      Nada indica que a eleição deste ano será diferente. A imensa heterogeneidade dos municípios brasileiros impede a prevalência de elementos mais gerais e o quadro que emerge da disputa assemelha-se sempre a uma colcha de retalhos muito díspares.

      Perde tempo quem procura antecipar o “sentido” da eleição, compreender seu “recado” ou projetar a corrida presidencial seguinte à luz dos resultados.

      Podemos estar certos de apenas umas poucas coisas. A primeira: as disputas municipais não são um tipo de “eleição de meio período”, como existe nos Estados Unidos e em outros países. Os eleitores não vão às urnas para “enviar sinais”, de apoio ou reprovação dos governadores ou do presidente.

      O que fazem, unicamente, é procurar identificar o melhor candidato a prefeito de sua cidade, que se ocupará de questões tão mais relevantes quanto mais pobre for o eleitor.

      A segunda é que, para a maioria do eleitorado, a eleição municipal é a escolha de um indivíduo. Apoios e endossos contam, mas raramente são decisivos.

      É minoria a parcela que escolhe prefeitos por suas vinculações, principalmente com partidos, seja para se decidir em quem votar ou não. É majoritária a proporção daqueles que buscam entre os candidatos nítidos atributos administrativos.

      A terceira é que a imagem nacional das legendas tem pouco a ver com sua performance nas eleições locais. Pesquisa recente do Instituto Vox Populi traz elementos para se interpretar essa dissociação entre imagem nacional e voto municipal. Perguntados a respeito da possibilidade de votar em um candidato a prefeito de determinado partido em 2016, pouco mais de um terço dos entrevistados respondeu que não havia “nenhuma” possibilidade, seja por nunca terem votado no partido, seja por estarem hoje decididos a não votar.

      Cerca de 10% disseram que “votariam com certeza”, pois sempre votaram em candidatos a prefeito da legenda. E 50% responderam que “se tiverem um bom candidato ou candidata, poderiam votar nele ou nela”.

      Isso vale da menor cidade do Brasil à megalópole São Paulo. Quem hoje vaticina a respeito da mais importante eleição de 2016 apenas contribui para aumentar o lixo de bobagens produzido sobre o assunto. De 1985 para cá, a eleição em São Paulo mandou para o cemitério um caminhão de teses desmentidas pelas urnas.


(COIMBRA, Marcos. Um ano de eleição (Adaptado). Revista Carta Capital. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/876/um-ano-de-eleicao-3977.html. Acesso em: 09/02/2014.)

Em relação aos recursos expressivos que contribuem para o entendimento do TEXTO 01, assinale a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IF-PE no concurso para IF-PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Reescrita Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200091287Língua Portuguesa

Com relação ao TEXTO 01, analise as afirmativas que seguem: I. O TEXTO 01 faz uma apreciação do filme “Que horas ela volta?”, com fortes traços de opi...

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941200191284Língua Portuguesa

Leia o TEXTO 6 para responder à questão.TEXTO 6 FOI-SE A COPA? Foi-se a Copa? Não faz mal. Adeus chutes e sistemas. A gente pode, afinal, Cuidar de no...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200276254Língua Portuguesa

A respeito da pontuação empregada pelo autor, no TEXTO 01, analise as seguintes proposições. I. Em “Afinal, na internet, em se tratando de tempo, meno...

#Pontuação
Questão 457941200300076Língua Portuguesa

Na construção “A polícia mata muitos, e mais ainda mata a economia”, a conjunção em destaque estabelece, entre as orações,

#Conjunções#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe#Morfologia
Questão 457941200328306Língua Portuguesa

Quanto aos aspectos gramaticais ligados à pontuação, analise as proposições que seguem.I. No trecho “Com a ajuda do professor, as turmas aprendem a an...

#Pontuação
Questão 457941200439374Língua Portuguesa

O TEXTO 2 constitui o resumo de um artigo científico, portanto

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual#Categorias Textuais
Questão 457941200725956Língua Portuguesa

Os sinais diacríticos, como a vírgula, os dois-pontos, os parênteses e outros, contribuem significativamente para o bom entendimento do texto, tornand...

#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941200990985Língua Portuguesa

O livro Macunaíma, de Mário de Andrade, é um marco do Modernismo brasileiro. A passagem transcrita é significativa do estranhamento provocado pela cid...

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941201618400Língua Portuguesa

Compare os TEXTOS 02 e 03 e assinale a alternativa CORRETA quanto às informações presentes nos textos.

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202075894Língua Portuguesa

Em “o então presidente Epitácio Pessoa ‘recomendou’ que o Brasil” (4º parágrafo), as aspas usadas na forma verbal “recomendou”

#Pontuação#Emprego das Aspas

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Reescrita TextualQuestões do IF-PE