Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201497353

Sobre os aspectos gerais do texto, analisar os itens. I. Embora ain...

📅 2025🏢 OBJETIVA🎯 Prefeitura de Galvão - SC📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca OBJETIVA no concurso para Prefeitura de Galvão - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201497353
Ano: 2025Banca: OBJETIVAOrganização: Prefeitura de Galvão - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado
Rosa-do-deserto

        Novidade recente no mercado nacional de flores, a rosa-do-deserto (Adenium obesum) ainda tem seu processo produtivo sob a luz de estudos e pesquisas de dados científicos para o aprimoramento das técnicas de cultivo. No entanto, o visual exótico e exuberante da planta, que desperta o interesse de muitos compradores, paisagistas e colecionadores, já a tornou fonte de renda para agricultores brasileiros por meio do comércio em floriculturas, feiras de rua, atacados e outros pontos de venda.
        A rosa-do-deserto encontra, em boa parte das regiões daqui, condições ambientais adequadas para o seu desenvolvimento — inclusive, é considerada uma ótima alternativa de cultura rentável para o pequeno e médio produtor rural de áreas semiáridas e sem sistema de irrigação. Descoberta na África subsaariana — o lado sul do deserto do Saara —, a flor típica de locais de clima quente e seco, como o próprio nome sugere, se beneficia de um sistema natural de armazenamento de água e nutrientes no caule (caudex), que permite à planta suportar longos períodos de estiagem e temperaturas elevadas.
        Valorizada, a rosa-do-deserto, que não exige muito espaço para crescer, é ideal para vasos, embora também possa ser cultivada em solo com boa drenagem para ornamentação de jardins. Na natureza, a rosa-do-deserto chega a 4 metros de altura, porém, a mais comercializada no mundo é a versão miniatura da flor, com aspecto que se assemelha ao dos bonsais. Replantes e podas de raízes e brotações são alguns dos tratos culturais necessários para se obter a beleza escultural do caule compacto e sinuoso.
        Herbácea e suculenta, ela possui diversas cores vibrantes, únicas ou em degradê e em opções que vão do branco e diferentes tons de rosa ao preto, e cinco pétalas e sépalas, que se fundem dentro de um tubo floral, com florescimento a partir de um a dois anos após o plantio. Simples ou dobradas, algumas flores exalam um leve aroma.
        Caducifólia, a rosa-do-deserto perde no fim do outono sua vistosa folhagem, de aspecto brilhante e de coloração verde-escura. Ovais, estreitas e lanceoladas, as folhas se apresentam reunidas em grupos ao longo dos ramos de textura média, como o tronco, que, aliás, exige o uso de luvas para ser manuseado, devido à seiva tóxica que contém.

Revista Globo Rural — adaptado.
Sobre os aspectos gerais do texto, analisar os itens.


I. Embora ainda esteja em processo de adaptação técnica e mercadológica, a rosa-do-deserto é bastante apreciada por paisagistas.

II. Para se obter a versão miniatura da rosa-do-deserto, o bonsai, são necessárias apenas as podas de raízes e brotações.

III. Mesmo que se ofereça renda aos produtores, a rosa-do-deserto tem restrições, especialmente, em se tratando de saúde humana.


Está CORRETO o que se afirma: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200231233Língua Portuguesa

No período “Ele virá, contanto que tu peças.”, a 2ª oração expressa, em relação à 1ª, ideia de:

#Análise Sintática#Uso dos Conectivos#Sintaxe
Questão 457941200324986Língua Portuguesa

Em relação à concordância nominal das palavras sublinhadas, analisar os itens abaixo: I. Antônia está meio cansada. II. É preciso muita paciência.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200343958Língua Portuguesa

O vocábulo “holístico” é considerado pertencente a qual classe de palavras na língua portuguesa?

#Adjetivos#Morfologia dos Pronomes#Morfologia
Questão 457941200380250Língua Portuguesa

Assinalar a alternativa em que a palavra está acentuada CORRETAMENTE:

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941200776183Língua Portuguesa

Quanto à colocação pronominal, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: Quando ________________ os medicamentos, não _____...

#Colocação Pronominal#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941201524822Língua Portuguesa

Considerando-se a ortografia da Língua Portuguesa, assinalar a alternativa em que a palavra sublinhada foi CORRETAMENTE grafada:

#Uso de Letras Maiúsculas#Ortografia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do OBJETIVA