Segundo Trombly, o “modelo ocupacional funcional” é um modelo conce...
🏢 FUNRIO🎯 INSS📚 Terapia Ocupacional
#Fundamentos e Abordagens da Terapia Ocupacional
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca FUNRIO no concurso para INSS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Terapia Ocupacional, especificamente sobre Fundamentos e Abordagens da Terapia Ocupacional.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Segundo Trombly, o “modelo ocupacional funcional” é um modelo conceitual que orienta a terapia ocupacional na avaliação e tratamento de pessoas com disfunção física. Para esse modelo, apresentam-se a seguir cinco conceitos:
I – Para o engajamento satisfatório no desempenho de papéis vitais, uma pessoa deve estar apta a realizar tarefas que componham o papel. II – As tarefas estão compostas por atividades, que são as pequenas unidades do comportamento. III – Para se estar apto a realizar uma dada atividade, deve-se possuir certas habilidades sensório-motoras, cognitivas, de percepção, emocionais e sociais. IV – As habilidades são desenvolvidas a partir das capacidades que a pessoa adquiriu através do aprendizado ou amadurecimento. V – Essas capacidades desenvolvidas dependem de capacidades de primeiro nível que derivam dos atributos genéticos da pessoa ou substrato orgânico disponível.
Quantos desses conceitos estão corretamente descritos?