///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IBFC no concurso para EBSERH. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Metodologia de Pesquisa em Serviço Social.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Aglair Setubal é uma estudiosa de renome no Serviço Social e seus estudos têm colaborado ainda mais para aprofundar os estudos do Serviço Social junto a questão da Pesquisa. Conforme o disposto por essa autora no texto “Desafios à pesquisa no Serviço Social: da formação acadêmica à prática profissional”, publicado em 2007, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O conhecimento produzido por meio da pesquisa social não possibilitará a criação de conexões necessárias entre o projeto ético-político e o mercado de trabalho.
II. A produção do conhecimento pela via da pesquisa é o caminho que possibilita o rompimento do Serviço Social com a pseudoconcreticidade.
III. Ao se atribuir importância à ação investigativa negamos a importância da dimensão interventiva do Serviço Social.
IV. Pensar o Serviço Social do ponto de vista da pesquisa, requer que exista na profissão a clareza da amplitude do projeto ético-político construído.
V. A pesquisa social demonstra a contraposição existente entre teoria e prática e a condição de centralidade que esses processos devem ocupar na formação e na vida profissional.