Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201578686

De acordo com o texto, para uma convivência familiar harmoniosa são...

📅 2018🏢 NUCEPE🎯 SEDUC-PI📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca NUCEPE no concurso para SEDUC-PI. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201578686
Ano: 2018Banca: NUCEPEOrganização: SEDUC-PIDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual
Texto associado

Leia o texto para responder às questões que seguem.


DIPLOMACIA FAMILIAR


Precisamos acalmar os ânimos com os parentes


A vida em família é, na maioria das vezes, a nossa sustentação. A família aconchega, acolhe, defende, oferece segurança, é nossa fortaleza. Há momentos harmoniosos de convivência que melhoram a nossa qualidade de vida! (...) É o único grupo ao qual pertencemos a vida toda. É uma panelinha amorosa!

Mas, como tudo, a vida em família tem o seu outro lado: não é – e nunca foi – fácil viver em família. Dentro das quatro paredes, os conflitos, as cobranças, as pressões e as expectativas frustradas, (...) vêm à tona.

Normal! Afinal, como são os afetos que regem a vida do grupo familiar, não tinha como ser diferente, porque eles sempre andam aos pares, com seus opostos. É por isso que, onde há amor, há ódio, também. Só não há indiferença, porque, aí, não há afeto.

Entreveros familiares sempre existiram e existirão, mas, na atualidade, os laços familiares andam frágeis, porque qualquer motivo à toa já basta para que surjam picuinhas, hostilidades, distanciamento, raiva, mágoa etc. Será que estamos a assumir que, de fato, "parente é serpente"?

Uma bronca de um tio no sobrinho é motivo para que os irmãos se desentendam; passar um dia com os netos já pode suscitar fofocas maldosas a respeito dos avós; um presente dado a uma sobrinha provoca ciúme de outra irmã, e assim por diante.

Por que esses pequenos acontecimentos do cotidiano, antes relevados, agora despertam emoções tão intensas nos integrantes do grupo familiar? Temos algumas pistas.

O modo individualista de viver e a busca da felicidade pessoal e permanente, valores sociais que adotamos faz tempo, têm grande parcela de responsabilidade nessa questão. "Eu preciso pensar em mim", "devo pôr para fora tudo o que me atormenta", "por que as pessoas agem de modo tão diferente do que deveriam?" são alguns exemplos de pensamentos que existem em nós, muitas vezes à nossa revelia, e que mostram o quanto os valores citados interferem em nossa vida pessoal. (...).

Precisamos acalmar os ânimos com os parentes, relevar as pequenas adversidades que eles nos provocam, sem querer ou intencionalmente, respeitar as diferenças existentes, perdoar os seus defeitos e lembrar, sempre, dos benefícios que pertencer a uma família nos traz e que hoje estão em risco. Senão, logo teremos mais um curso de graduação disponível no já concorrido mercado universitário: "diplomacia familiar". Somos capazes de dar conta disso, não somos?

(Revista Veja, Editora Abril, edição 2.542, ano 50, nº 32, 9 de agosto de 2017, p. 89. Por Rosely Sayão).

De acordo com o texto, para uma convivência familiar harmoniosa são necessários (as):

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200225330Língua Portuguesa

Observe a seguinte afirmação apresentada no texto: Compreender a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura significa compree...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200304876Língua Portuguesa

No texto “A arte de produzir fome”, de Rubem Alves, a relação ensino-aprendizagem quer dizer que o professor deverá ser capaz de

#Análise Textual
Questão 457941200530575Língua Portuguesa

Ainda com relação ao texto, pode-se inferir que estão corretas as proposições: Ⅰ ‒ É instigante pensar que uma escola possa servir de laboratório para...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201045675Língua Portuguesa

O texto aborda um tema que suscita discussão e convida a um posicionamento crítico do seu elaborador. Só NÃO se observa a sinalização de um posicionam...

#Análise Textual
Questão 457941201365511Língua Portuguesa

Em cada uma das frases dispostas nas opções abaixo há um verbo (forma verbal) marcado. Aquele que necessita de um termo pra complementar o seu sentido...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe
Questão 457941201943919Língua Portuguesa

Em: o que não significa “aprender fazendo”, nem é sinônimo de formar para o exercício do trabalho., as aspas são usadas em “aprender fazendo”, para

#Pontuação#Emprego das Aspas

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do NUCEPE