///
Fundamentado nos estudos de Madel Therezinha Luz (1988) publicados no livro Natural, racional, social: razão médica e racionalidade científica moderna, a respeito da racionalidade médica moderna, considere as afirmações:
I. A iatromecânica nunca será realmente superada pela medicina moderna: o mecanicismo será um traço constitutivo da racionalidade médica moderna.
II. O sistema classificatório das morbidades terá como efeito, ao nível do saber, transformar a medicina num discurso disciplinar sobre a doença.
III. Não considerando a questão da vida em termos teóricos do saber e da prática clínica, a medicina aos poucos verá na observação dos indivíduos doentes, homens vivos, uma fonte de confusão, de desconhecimento.
IV. Para o núcleo central e dominante da racionalidade médica moderna, a medicina tem por objeto o conhecimento, e por objetivo o combate das doenças, individuais ou coletivas, e a reforma da sociedade.
V. O princípio terapêutico mais caro à medicina oficial do século XIX é o de que uma doença só pode ser combatida por um (ou mais de um) fármaco, que seja ao mesmo tempo específico para aquela patologia, e geral para todos os indivíduos portadores de tal patologia.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IF-RS no concurso para IF-RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Direito Sanitário, especificamente sobre Saúde Coletiva.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.