Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Pedagogia e Didática/
  4. Questão 457941201629225

Patriotismo linguísticoÉ um lugar-comum dizer que as palavras da lí...

📅 2014🏢 FEPESE🎯 Prefeitura de Criciúma - SC📚 Pedagogia e Didática
#Multiculturalismo#Ensino de Língua Portuguesa#Temas Pedagógicos

Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca FEPESE no concurso para Prefeitura de Criciúma - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Multiculturalismo, Ensino de Língua Portuguesa, Temas Pedagógicos.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201629225
Ano: 2014Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de Criciúma - SCDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Multiculturalismo | Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos
Patriotismo linguístico

É um lugar-comum dizer que as palavras da língua têm uma origem múltipla. Os mais patriotas erroneamente costumam afirmar que o português “é a língua mais rica de todas”, porque “no Brasil há pessoas de todos os lugares do mundo”. Esse patriotismo é exagerado e ingênuo, para não dizermos errôneo. A Inglaterra e a França abrigam hoje uma variedade muitíssimo maior de línguas do que o Brasil, faladas por imigrantes de ex-colônias nos quatro cantos do mundo. Os EUA e a Austrália não ficam atrás, por serem polos econômicos. Em outros tempos, o Brasil teve, de fato, um grande afluxo de italianos, espanhóis, sírio-libaneses, alemães e japoneses (e poloneses e ucranianos).
Contudo, são raras as regiões brasileiras que preservam entre os descendentes algum dialeto minoritário vivo. A língua portuguesa, por isso, é considerada por muitos a única do Brasil, afirmação que nada mais revela que o desprezo político-ideológico pelas minorias linguísticas. Os próprios falantes de línguas minoritárias acabam por circunscrever sua expressão aos familiares, particularmente aos mais idosos, e, com a morte deles, bilíngues ativos acabam tornando-se bilíngues virtuais, ou seja, monolíngues com um tesouro em estado passivo pouco ou nunca explorado pela investigação linguística.
Exceto por artificialismo alavancado por uma espécie de xenofobia linguística, disfarçada de orgulho nacional (como é o caso do islandês ou do letão), o léxico de uma língua é um caldeirão de palavras de origem variada. E tem sido assim sempre.
Conhecer essas múltiplas facetas da sociedade brasileira e descrever sua expressão linguística são passos metodológicos dos quais a etimologia da língua portuguesa não pode prescindir e algo muito mais interessante do que a pregação demagógica e irrefletida do normativismo, que, ao fim e ao cabo, se revela sem brilho, sem graça, estéril e niveladora.

Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos/96/patriotismo-linguistico-298630-1.asp [Adaptado] Acesso em 15/fev/2014.

Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto.

1. O texto afirma que apenas especialistas sabem que as palavras de uma língua têm uma origem múltipla, fato que justifica o patriotismo linguístico por parte dos leigos. 
2. No primeiro parágrafo, o uso dos termos “erroneamente”, “exagerado” e “ingênuo” revela um posicionamento neutro do autor em relação ao patriotismo linguístico. 
3. Depreende-se do texto que a riqueza econômica de um país pode torná-lo linguisticamente plural, uma vez que atrai novos imigrantes de diferentes nacionalidades. 
4. O Brasil já foi um país multilíngue e, diferentemente dos EUA e da Austrália, vive uma realidade praticamente monolíngue, o que explica a xenofobia de alguns. 
5. No último parágrafo, os termos “sem brilho”, “sem graça”, “estéril” e “niveladora” fazem referência à etimologia da língua portuguesa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200152126Pedagogia e Didática

Consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013) para o Ensino Fundamental de 9 anos que os sistemas de ensino e as escol...

#Legislação Educacional#Diretrizes Curriculares da Educação Básica
Questão 457941200817126Pedagogia e Didática

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica terão como fundamento essencial a responsabilidade que o Estado brasileiro, a famíl...

#Legislação Educacional#Diretrizes Curriculares da Educação Básica
Questão 457941201102849Pedagogia e Didática

Considere as afirmativas abaixo: 1. Um motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados ...

#Mídia, Comunicação e Tecnologia na Educação#Tecnologias de Comunicação e Informação em Práticas Educativas#Tecnologia Educacional
Questão 457941201820047Pedagogia e Didática

Analise o texto abaixo sobre concepções metodológicas e práticas do ensino de Inglês para a Educação de Jovens e Adultos. “Nas aulas de língua inglesa...

#Ensino de Língua Estrangeira#Temas Pedagógicos
Questão 457941201905888Pedagogia e Didática

Assinale a alternativa cuja afirmação contraria a teoria sobre alfabetização e letramento.

#Educação Pré-Escolar
Questão 457941201948567Pedagogia e Didática

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continu...

#Legislação Educacional#Lei nº 9.394/1996 - LDBEN

Continue estudando

Mais questões de Pedagogia e DidáticaQuestões sobre MulticulturalismoQuestões do FEPESE