Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Psicologia Geral/
  4. Questão 457941201653947

O retorno a visões medicalizantes quanto às causas da não aprendiza...

📅 2016🏢 IFB🎯 IFB📚 Psicologia Geral
#Psicologia Educacional

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IFB no concurso para IFB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Psicologia Educacional.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201653947
Ano: 2016Banca: IFBOrganização: IFBDisciplina: Psicologia GeralTemas: Psicologia Educacional

O retorno a visões medicalizantes quanto às causas da não aprendizagem é um dos desafios que permeiam a realidade escolar e a intervenção da(o) psicóloga(o) no campo da educação. Ao considerarmos a concepção de integralidade (TEIXEIRA, 2003) para o acolhimento encaminhado à psicologia, referentes a essas demandas, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa em que se apresenta a sequência CORRETA.

( ) As relações de aprendizagem não podem ser avaliadas como algo individual do aprendiz. Dessa forma, o avanço das explicações organicistas contribuem na compreensão de determinados processos humanos para os quais é indispensável o diagnóstico médico aplicado ao campo da educação.Assim, é fundamental a utilização de tais recursos da área da saúde nas situações de não aprendizagem.

( ) Embora sejam relevantes os recursos da área da saúde, de acordo com a noção de integralidade, o profissional deve estar atento à criação de estratégias que favoreçam a coletivização das práticas cotidianas e à articulação com outras instituições que constituem a rede de cuidados da comunidade, sendo necessária a integração de múltiplos saberes, superando-se o “monopólio do diagnóstico de necessidades” que exclui a “voz do outro” nesse processo.

( ) O acolhimento, entendido como uma rede de conversações, admite que trabalhadores empregam técnicas de conversa e outras tecnologias leves implicadas com a produção das relações entre dois sujeitos. Dessa forma, a demanda é, desde o princípio, partilhada, trabalhada em conjunto, de um modo mais ou menos simétrico – o que se refere aos outros pontos da rede, além da recepção inicial, mas também à relação com sujeitos em atendimento.

( ) A rede de conversações conforma um espaço coletivo, no qual cada nó da rede corresponde a um encontro, um momento de conversa envolvendo uma série de atividades técnicas específicas. O papel do acolhimento é o de identificar a demanda na recepção inicial, devendo mapear, isto é, direcionar o trânsito dos sujeitos atendidos pelos demais pontos da rede.

( ) Os diferentes encontros formalmente dispostos ao longo da trajetória da pessoa atendida pelo serviço podem ser vistos como momentos “sinápticos” de uma fluxografia organizacional em rede, na qual interligam-se diferentes “módulos de atenção”. O funcionamento ótimo dessa rede depende sobremaneira do desempenho da recepção do usuário no serviço, como espaço primordial de investigação/elaboração/negociação das necessidades que podem vir a ser satisfeitas.

( ) O acolhimento-diálogo corresponde a uma espécie de protocolo geral de comunicação entre todos os elementos que compõem a rede. Assim, não se trata de uma atividade em particular, mas de um conteúdo de qualquer atividade assistencial. O conteúdo que caracteriza essa atividade prolifera por todos os encontros assistenciais que marcam a passagem da pessoa atendida pelo serviço, pois nunca se cessa efetivamente de investigar/elaborar/negociar as necessidades que podem vir a ser satisfeitas pelo serviço.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200235879Psicologia Geral

Considerando que a análise institucional é um paradigma que propõe uma analítica em ação, ou seja, um fazer em que a ação é o analisador, há um conjun...

#Intervenções Psicossociais#Psicologia Social#Psicologia Organizacional
Questão 457941200541372Psicologia Geral

Sobre a questão racial e o combate ao racismo na educação (MEC, 2005), assinale a alternativa CORRETA:

#Psicologia Educacional#Psicologia Social#Dinâmicas Sociais e Comportamentais
Questão 457941200831565Psicologia Geral

No que se refere ao atendimento psicológico, quanto a demandas relacionadas a expressões e vivências de gênero e sexualidade, e considerando o Código ...

#Normativas do Conselho Federal de Psicologia#Identidades e Relações de Gênero#Legislação e Normas do Conselho Federal de Psicologia#Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP Nº 10/2005)
Questão 457941200893753Psicologia Geral

Sobre Avaliação do Desempenho (AD) é INCORRETO afirmar que:

#Psicologia Organizacional#Gestão de Desempenho
Questão 457941201695024Psicologia Geral

Sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005), assinale a alternativa CORRETA:

#Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP Nº 10/2005)#Legislação e Normas do Conselho Federal de Psicologia
Questão 457941202020587Psicologia Geral

Com a introdução dos Temas Transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscou-se caminhos para lutar contra os diversos tipos de preconceitos ...

#Psicologia Educacional#Psicologia Social#Dinâmicas Sociais e Comportamentais

Continue estudando

Mais questões de Psicologia GeralQuestões sobre Psicologia EducacionalQuestões do IFB