Piaget foi o fundador da Epistemologia Genética, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança, que ele transformou no grande projeto de sua vida. Os psicopedagogos, a seguir, ao estudarem e conversarem sobre a teoria dele, fizeram as seguintes afirmações:
Psicopedagoga Eulália: O sujeito cognoscente e o objeto cognoscível estão em relação e ela é indissociável na construção do conhecimento.
Psicopedagogo Arthur: O desenvolvimento é um processo de equilibração estática de um estágio de menor equilíbrio para um estágio de equilíbrio inferior e, para que o indivíduo possa atingir o equilíbrio dois fatores podem ser acionados: assimilação e acomodação.
Psicopedagoga Bete: Por assimilação, Piaget compreende o processo de integração de novas informações – motoras ou conceituais, aos esquemas existentes, e, por acomodação, o processo de modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores (meio) ao quais se aplicam.
Psicopedagogo Henrique: Piaget (1999) descreve a evolução da criança e do adolescente com suas estruturas variáveis e apresenta o desenvolvimento cognitivo em 3 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório e operatório formal.
Estão de acordo com o pensamento de Piaget, o(s) psicopedagogo(s) indicados na opção.