Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201668403

Ao longo do sexto parágrafo, a autora emprega diversas vezes a form...

📅 2016🏢 IBFC🎯 MGS📚 Língua Portuguesa
#Dificuldades da Língua Padrão#Uso de Há e A

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IBFC no concurso para MGS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Dificuldades da Língua Padrão, Uso de Há e A.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201668403
Ano: 2016Banca: IBFCOrganização: MGSDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Dificuldades da Língua Padrão | Uso de Há e A
Texto associado

Texto I

Mundo interior

                                      (Martha Medeiros)

     A casa da gente é uma metáfora da nossa vida, é a representação exata e fiel do nosso mundo interior. Li esta frase outro dia e achei perfeito. Poucas coisas traduzem tão bem nosso jeito de ser como nosso jeito de morar. Isso não se aplica, logicamente, aos inquilinos da rua, que têm como teto um viaduto, ainda que eu não duvide que até eles sejam capazes de ter seus códigos secretos de instalação.

    No entanto, estamos falando de quem pode ter um endereço digno, seja seu ou de aluguel. Pode ser um daqueles apartamentos amplos, com pé direito alto e preço mais alto ainda, ou um quarto-e-sala tão compacto quanto seu salário: na verdade, isso determina apenas seu poder aquisitivo, não revela seu mundo interior, que se manifesta por meio de outros valores.

     Da porta da rua pra dentro, pouco importa a quantidade de metros quadrados e, sim, a maneira como você os ocupa. Se é uma casa colorida ou monocromática. Se tem objetos obtidos com afeto ou se foi tudo escolhido por um decorador profissional. Se há fotos das pessoas que amamos espalhadas por porta-retratos ou se há paredes nuas.

    Tudo pode ser revelador: se deixamos a comida estragar na geladeira, se temos a mania de deixar as janelas sempre fechadas, se há muitas coisas por consertar. Isso também é estilo de vida.

     Luz direta ou indireta? Tudo combinadinho ou uma esquizofrenia saudável na junção das coisas? Tudo de grife ou tudo de brique? É um jogo lúdico tentar descobrir o quanto há de granito e o quanto há de madeira na nossa personalidade. Qual o grau de importância das plantas no nosso habitat, que nota daríamos para o quesito vista panorâmica? Quadros tortos nos enervam? Tapetes rotos nos comovem?

     Há casas em que tudo o que é aparente está em ordem, mas reina a confusão dentro dos armários. Há casas tão limpas, tão lindas, tão perfeitas que parecem cenários: faz falta um cheiro de comida e um som vindo lá do quarto. Há casas escuras. Há casas feias por fora e bonitas por dentro. Há casas pequenas onde cabem toda a família e os amigos, há casas com lareira que se mantêm frias. Há casas prontas para receber visitas e impróprias para receber a vida. Há casas com escadas, casas com desníveis, casas divertidamente irregulares.

     Pode parecer apenas o lugar onde a gente dorme, come e vê televisão, mas nossa casa é muito mais que isso. É a nossa caverna, o nosso castelo, o esconderijo secreto onde coabitamos com nossos defeitos e virtudes.

Ao longo do sexto parágrafo, a autora emprega diversas vezes a forma “Há” em orações sem sujeito. Assinale a opção em que o emprego dessa forma verbal está INCORRETO.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200180933Língua Portuguesa

A crase é uma palavra de origem grega e signifca, em sua etimologia, mistura, fusão, e nos estudos de Língua Portuguesa, é o nome dado à contração de ...

#Uso da Crase
Questão 457941200324775Língua Portuguesa

De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

#Categorias Textuais#Análise Textual
Questão 457941200562293Língua Portuguesa

Considere o fragmento abaixo para responder à questão.“as cigarras calam, se eriçam as águas da lagoa e ascasuarinas, que se balançavam indolentes, im...

#Análise Sintática#Adjetivos#Análise Textual#Sintaxe#Morfologia
Questão 457941201031244Língua Portuguesa

Considerando o contexto, percebe-se que, em todas as alternativas abaixo, a vírgula foi empregada pela mesma razão, EXCETO em:

#Emprego em Orações Intercaladas#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201111492Língua Portuguesa

No primeiro parágrafo do texto, o cronista relaciona dois fatos que devem ser entendidos, respectivamente, como sendo:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201358482Língua Portuguesa

O texto IV é um fragmento de um conto. A despeito do que caracteriza, tradicionalmente, a estrutura dessa forma literária, assinale a alternativa que ...

#Tipos Textuais#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Dificuldades da Língua PadrãoQuestões do IBFC