A escrita para a Web é similar à reportagem feita para uma agência ...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 MS📚 Jornalismo e Mídia
#Jornalismo Online#Comunicação Jornalística#Internet e Comunicação no Jornalismo#Tecnologia da Informação e Comunicação#Gêneros Jornalísticos#Reportagem#Mídias Digitais
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para MS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Jornalismo Online, Comunicação Jornalística, Internet e Comunicação no Jornalismo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Gêneros Jornalísticos, Reportagem, Mídias Digitais.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A chamada Web 2.0 inclui sítios que não são mais depósitos isolados de informação com canais de comunicação de uma só via (um entre muitos), mas que, em vez disso, são fontes de conteúdo e funcionalidade. O MySpace, por exemplo, faz sucesso onde o Geocities fracassou, porque para os seus usuários é fácil enviar áudio e fotos, manter um blog e permitir aos visitantes publicar comentários, o que torna a comunicação mais intensa. O Geocities permitia aos usuários apenas a criação de homepages estáticas em seu conteúdo, sem interatividade ou funcionalidade adicional.
Mark Briggs. Jornalismo 2.0. Como sobreviver e prosperar. Um guia de cultura digital na era da informação. Editado em português pelo Knight Center for Journalism in Americas (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A escrita para a Web é similar à reportagem feita para uma agência de notícias, devendo o repórter preocupar-se mais em mandar informes parciais atualizados que em transmitir a matéria completa. Em certo sentido, é mais similar ao modelo de noticiário na televisão do que ao modelo impresso.