A gestão arquivística de documentos em formatos digitais gera estru...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 MS📚 Gestão de Arquivos e Documentos
#Gestão de Documentos: Arquivos Correntes e Intermediários#Gestão de Documentos Eletrônicos (GDE)#Automação e Microfilmagem#Transferência e Recolhimento de Documentos
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para MS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Gestão de Arquivos e Documentos, especificamente sobre Gestão de Documentos: Arquivos Correntes e Intermediários, Gestão de Documentos Eletrônicos (GDE), Automação e Microfilmagem, Transferência e Recolhimento de Documentos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A informação constitui uma mercadoria tão vital para a empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros, sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro recurso, a informação deve ser gerida eficazmente, o que necessita, como corolário, de um reconhecimento oficial da empresa. Para desempenharem as suas respectivas funções, todos os membros do organismo têm necessidade de informação que pode ser orgânica, isto é, elaborada, enviada ou recebida no âmbito da sua missão, ou não orgânica, isto é, produzida fora do âmbito desta.
J. Rousseau e C. Couture. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998, p. 63-4 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 01 a 07.
A gestão arquivística de documentos em formatos digitais gera estruturas de metadados úteis para a tramitação, mas que não são capazes de garantir fidedignidade ou autenticidade; após a transferência para fase intermediária, tais estruturas são substituídas por ferramentas analógicas, a fim de garantir o valor probatório dos documentos.