Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201681113

Analise as proposições abaixo.I. Reinaldo José Lopes avalia que a r...

📅 2016🏢 IBAM🎯 Prefeitura de Santos - SP📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IBAM no concurso para Prefeitura de Santos - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201681113
Ano: 2016Banca: IBAMOrganização: Prefeitura de Santos - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado

O EVANGELHO DA CRIAÇÃO


Peço desculpas ao leitor desde já por cometer o pecado (se não capital, ao menos venial) de misturar ciência e religião nesta coluna, mas me parece inevitável fazê-lo depois da última semana. Afinal de contas, por incrível que pareça, um dos resumos mais completos e fáceis para entender o que os cientistas descobriram sobre a atual crise ambiental foi feito por um papa.

Irônico? Só parcialmente. Para começo de conversa, as caricaturas históricas sobre a suposta guerra incessante da Igreja Católica contra a ciência (com os personagens de sempre, como Giordano Bruno e Galileu no elenco) não resistem a um exame mais aprofundado. Não é mera coincidência que tanto o pai da genética moderna quanto um dos artífices da teoria do Big Bang tenham sido sacerdotes. E bons assessores científicos nunca faltaram aos papas. A Pontifícia Academia de Ciências, sediada no Vaticano, tem raízes tão antigas quanto o próprio Galileu e tem gente como o físico Stephen Hawking (ateu, assim como vários outros membros) em seus quadros atuais.

Portanto, não surpreende que Francisco seja capaz de explicar os riscos da mudança climática, da acidificação dos oceanos ou da perda de biodiversidade em sua mais nova encíclica, "Laudato Si". A verdadeira força da carta papal, no entanto, talvez venha de seus trechos menos comentados, justamente aqueles que são capazes de chegar aonde a ciência não alcança.

De fato, existem virtudes especificamente científicas, honestidade intelectual, a disposição desapiedada de seguir os fatos até onde eles nos levarem, a humildade de reconhecer que quase todo conhecimento sobre o mundo é provisório. O que a ciência não consegue fazer, no entanto, é construir uma bússola moral, um "norte" para noções de certo e errado exclusivamente baseado em fatos e na razão. Para isso, é preciso decidir quais são os valores centrais da vida.

Nesse ponto, "Laudato Si" é um esforço magnífico de interpretar a tradição judaico-cristã de um jeito mais generoso e menos predatório. Francisco começa com o Gênesis e seus dois relatos da criação do mundo (sim, são dois relatos diferentes, e o papa reconhece essa diferença).

A argumentação do pontífice argentino demonstra que, mais do que relatos factuais sobre um Adão e uma Eva históricos, essas narrativas que abrem a Bíblia propõem uma visão harmônica do relacionamento entre o homem e o resto das formas de vida e abordam as consequências desastrosas que surgem quando essa harmonia (bem como a harmonia entre o homem e Deus) é destruída.

É óbvio que é questão da fé aceitar que a ordem e a complexidade da vida, produzidas pela evolução, também testemunham o amor divino. Mas quem abraça essa visão dificilmente ficará indiferente ao apelo de Francisco pela dignidade de todos os seres vivos. Como na parábola de Jesus, é de minúsculas sementes de mostarda que às vezes brotam as maiores mudanças.


Compilado de artigo de Reinaldo José Lopes, Jornal Folha de São Paulo, edição de 21/6/15.

Analise as proposições abaixo.


I. Reinaldo José Lopes avalia que a real força da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, reside no fato de ela tratar dos riscos da mudança climática, da perda da biodiversidade e da acidificação dos oceanos lastreando-se tão somente nos aspectos científicos do tema, sem ponderar aspectos teológicos ou dogmáticos.

II. Ainda sobre a carta papal abordada no item I, nela se reconhece outro esforço magnífico: o fato de apontar a tradição judaico-cristã como a principal responsável por transmutar o homem num ser basicamente predatório - e, para ratificar tal constatação, o autor se vale dos dois relatos constantes no Gênesis.

III. " ... é de minúsculas sementes de mostarda que, às vezes, brotam as maiores mudanças" - o autor vale-se dessa parábola, no último parágrafo do seu texto, para abonar a argumentação do pontífice argentino no sentido de que os relatos sobre Adão e Eva, que abrem a Bíblia, serem comprovadamente factuais.


São ilações possíveis do texto o que se afirmou em:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200022014Língua Portuguesa

No trecho "Embora a palavra tenha tomado um sentido negativo, desiludir-se não é ruim; na verdade, faz um bem danado", a palavra "embora" exerce a fun...

#Conjunções#Morfologia
Questão 457941200132445Língua Portuguesa

No trecho "E as rugas salientes se confundem com um ar de rabugice", o sinônimo de "rabugice" é:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201370389Língua Portuguesa

No trecho: "Fechei o registro e contatei a ASSISTÊNCIA técnica, que explicou que o RESERVATÓRIO principal havia rompido devido à pressão excessiva", s...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941201704908Língua Portuguesa

‘Há resistência de admitir a violência específica contra a mulher’, diz pesquisadoraAs redes sociais fervilharam assim que o tema da redação do Enem f...

#Tipos Textuais#Compreensão e Interpretação Textual#Categorias Textuais#Modalidades de Discurso#Análise Textual
Questão 457941201934194Língua Portuguesa

Analise as palavras em destaque a seguir e assinale a que apresenta uma justificativa incorreta em relação a acentuação gráfica:

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941202051460Língua Portuguesa

No trecho "No início, a saída de água tornou-se lenta, mas logo percebi que era uma pausa necessária, aproveitando a lentidão para apreciar a beleza d...

#Conjunções#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do IBAM