De acordo com Gerson Moreira (1985 ) a "releasemania" surgiu como c...
🏢 Quadrix🎯 DATAPREV📚 Jornalismo e Mídia
#Boletim Informativo#Notícia#Formatos de Mídia#Comunicação Jornalística#Jornalismo#Gestão de Fontes#Verificação de Fatos#Ferramentas de Divulgação: Release, Sugestão de Pauta, Entrevista#Jornalismo Televisivo#Comunicação Corporativa no Jornalismo#Mídia Impressa#Métodos de Pesquisa Jornalística#Jornalismo Radiofônico#Evolução do Jornalismo#Elaboração de Notícias#Evolução da Comunicação Organizacional#Investigação Jornalística#Gêneros Jornalísticos#Práticas Jornalísticas#Produtos de Comunicação Corporativa#Relações com a Imprensa no Jornalismo
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca Quadrix no concurso para DATAPREV. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Boletim Informativo, Notícia, Formatos de Mídia, Comunicação Jornalística, Jornalismo, Gestão de Fontes, Verificação de Fatos, Ferramentas de Divulgação: Release, Sugestão de Pauta, Entrevista, Jornalismo Televisivo, Comunicação Corporativa no Jornalismo, Mídia Impressa, Métodos de Pesquisa Jornalística, Jornalismo Radiofônico, Evolução do Jornalismo, Elaboração de Notícias, Evolução da Comunicação Organizacional, Investigação Jornalística, Gêneros Jornalísticos, Práticas Jornalísticas, Produtos de Comunicação Corporativa, Relações com a Imprensa no Jornalismo.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
De acordo com Gerson Moreira (1985 ) a "releasemania" surgiu como consequencia do desenvolvimento do capitalismo monopolista e dos progressos tecnológicos dos últimos cinqüenta anos, que abriram caminho para a comunicação de massa. Com isso, despontou em grande escala o assessor de imprensa no papel de intermediário entre a empresa e os órgãos comunicacionais. O processo de busca da informação começou a inverter-se, ou seja, ao invés de o repórter ir diretamente à fonte, as fontes, representadas pelos inúmeros releases de assessorias, passaram a inundar as redações das instituições jornalísticas. Segundo o jornalista Luiz Geraldo Mazza (Jornal do Brasil, p. 8, 1983), diretor de jornalismo da TV paranaense, "os jornais, as rádios e as televisões ficaram de tal forma condicionados à indústria do press-release que, sem sua existência, dificilmente terão condições de fechar suas edições". Com base contexto, analise as afirmativas.
I.Pode-se afirmar que tal realidade aponta para o vício da imprensa atual, principalmente nos jornais de pequeno porte, que é o de absorver os releases como única fonte, não cumprindo, dessa forma, sua nova função, que é dar ao leitor um leque de opções e informações aprofundadas que já foram vistas de forma compacta pelo rádio, televisão e internet.
II. O release, que deveria ser considerado como mais uma fonte de informação para coleta de dados e como forma de pautar a mídia, vem sendo estampado nos jornais como matéria pronta. Esse fenômeno, chamado de releasemania, mostra um retrato atual de uma imprensa que se tornou extremamente dependente das fontes; em vez de questioná-las, prefere utilizá-las como única fonte confiável.
III. Segundo o jornalista Rangel Cavalcante (Jornal do Brasil, caderno B, p. 1, 1983), ao aparecer nos Estados Unidos, o release era um complemento de informações, uma espécie de roteiro, distribuído antes de entrevistas coletivas e atos formais, para facilitar o trabalho dos repórteres. Estimulado pelo uso permanente na empresa privada, o release chegou à imprensa brasileira, deformou-se, e hoje é um dos piores males enfrentados pelos meios de comunicação. Virou boletim de propaganda.