Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201702694

No que se refere às tipologias textuais presentes no texto CB1A1-II...

📅 2023🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 CGDF📚 Língua Portuguesa
#Tipos Textuais#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para CGDF. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Tipos Textuais, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201702694
Ano: 2023Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: CGDFDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Tipos Textuais | Análise Textual
Texto associado
Texto CB1A1-II

Federalismo brasileiro desconcentra receitas 

    A proposta de emenda constitucional (PEC) que trata do pacto federativo almeja, entre outros objetivos, aumentar, ao longo do tempo, a fatia de recursos tributários destinada a estados e municípios, em detrimento da União. A justificativa comum para essa redistribuição de verbas é a de que o princípio federativo inscrito na Constituição Federal de 1988 (CF) teria sido deturpado pelo gigantismo da esfera federal. 
    Estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), todavia, mostra que no Brasil os entes subnacionais têm participação de 56,4% no total dos tributos arrecadados. A cifra está acima da média dos países pesquisados (49,5%). Estados e municípios brasileiros obtêm o equivalente a 22% do PIB, contra uma média internacional de 17,4%. Se a comparação for feita entre nações com nível de renda semelhante, a distância do Brasil em relação à média aumenta ainda mais.
    Nas últimas décadas, o governo central veio elevando a carga das chamadas contribuições sociais, como PIS, COFINS e CSLL, para obter mais recursos. Esse fato também impulsiona as críticas ao que se considera “a voracidade tributária” da União.
    O que a Receita Federal recolhe com tal classe de tributos tem a particularidade legal de, diferentemente do que ocorre, por exemplo, com o Imposto de Renda, não ter de ser compartilhado com estados e municípios.
    O outro lado da moeda é que as necessidades financeiras do governo central para arcar com a seguridade social também aumentaram no período. Em particular, destaquem-se os gastos obrigatórios para cobrir o déficit da previdência, abono salarial, seguro-desemprego e o benefício de prestação continuada, que cresceram muito em períodos recentes.
    As contribuições são o dispositivo previsto em lei para que a União faça frente às despesas da seguridade social, que compreende, como estabelecido na CF, os direitos relativos à previdência, à assistência social e à saúde.
   Benefícios como aposentadorias, pensões e seguro-desemprego são transferidos diretamente do Tesouro Nacional para as pessoas que se enquadram na legislação para recebê-los. O recurso não fica disponível para que o governo federal o utilize para outras finalidades.
    Quando os gastos obrigatórios da seguridade social aumentam em relação à arrecadação das contribuições, as demais despesas da seguridade social, a exemplo das despesas com saúde, devem ser cobertas por outras fontes de receita.

Insper Conhecimento, nov. 2019. Internet: <www.insper.edu.br> (com adaptações).
No que se refere às tipologias textuais presentes no texto CB1A1-II, assinale a opção correta. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200076390Língua Portuguesa

Preserva se a correção gramatical do texto ao se deslocar a vírgula que segue "financeiro" (l.2) para depois de "económico" (l.2); mas, para que as re...

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941200076550Língua Portuguesa

Assinale a opção que apresenta uma proposta de reescrita que seja gramaticalmente correta e mantenha o sentido do seguinte trecho do último parágrafo ...

#Semântica Contextual#Uso dos Conectivos#Reescrita Textual#Análise Textual#Sintaxe#Estrutura Textual
Questão 457941200837549Língua Portuguesa

No trecho “Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias” (terceiro parágrafo), o termo “como” p...

#Uso dos Conectivos#Sintaxe#Análise Textual#Semântica Contextual
Questão 457941201408655Língua Portuguesa

Julgue o item que se segue, relativo à análise linguística do poema precedente.Na oração “que dentro dela vivem / paredes, aconchegos e janelas” (prim...

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201527292Língua Portuguesa

Em relação às ideias e propriedades linguísticas do texto precedente, julgue o item seguinte. O segundo período do primeiro parágrafo poderia ser rees...

#Reescrita Textual#Análise Textual
Questão 457941201945061Língua Portuguesa

Considerando as ideias veiculadas no texto CB1A1-I e as relações de coesão nele estabelecidas, julgue o próximo item.No trecho “cujas perspectivas com...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual#Estrutura Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Tipos TextuaisQuestões do CESPE / CEBRASPE