Pelo Ecocardiograma, é possível a avaliação da estrutura valvar e da etiologia e gravidade da lesão, assim como do grau de repercussão hemodinâmica da sobrecarga de volume ou de pressão sobre as câmaras cardíacas. A partir disso, analise atentamente as informações a seguir.
I. O eco auxilia no esclarecimento do mecanismo da insuficiência mitral que pode envolver qualquer elemento do aparelho valvar mitral (anel, folhetos, cordas e músculos papilares) afetado por agentes diversos como calcificações focais, espessamento (fibrose) dos folhetos valvares e/ou do aparelho subvalvar, ruptura de cordas tendíneas ou de músculo papilar, prolapso valvar, vegetações, perfurações, aneurismas e clefts dos folhetos.
II. Uma causa comum de estenose mitral em cardiopatias com dilatação e disfunção sistólica do ventrículo direito é a coaptação inadequada dos folhetos causada pela distorção do aparelho valvar mitral, resultante da dilatação anular e do desalinhamento dos músculos papilares.
III. O mapeamento de fluxo em cores permite avaliar a regurgitação mitral em diferentes níveis de manifestação, seja dentro do átrio esquerdo (área do jato regurgitante) ou na origem do jato regurgitante (vena contracta) ou imediatamente antes do jato se formar (zona de convergência de fluxo).
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):