///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca COTEC no concurso para Prefeitura de Pirapora - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Radiologia e Imagem Médica, especificamente sobre Procedimentos Radiológicos Contrastados e Gerais, Tecnologia Radiológica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Leia o caso clínico a seguir:
Caso clínico:
Paciente de 42 anos realiza mamografia pela primeira vez, com achado de assimetria focal no quadrante superolateral (QSL) da mama direita, tendo recebido categoria 0 (zero) do BIRADS, com sugestão de complementação com ultrassonografia. Ao realizar a ultrassonografia de mamas, não houve correspondência ecográfica da referida assimetria.
Sobre os exames de imagem de mama e o caso clínico descrito, analise as proposições a seguir:
I - Considerando que em 6 meses a paciente repita a mamografia, dessa vez realizando compressão focal no QSL da mama esquerda, com persistência da referida assimetria; a categoria mamográfica do BIRADS atual deve permanecer zero.
II - Considerando que em 6 meses a paciente repita a mamografia, dessa vez realizando compressão focal no QSL da mama esquerda, com persistência da referida assimetria; a categoria mamográfica do BIRADS atual deve ser dois.
III - Considerando que em 6 meses a paciente repita a mamografia, dessa vez realizando compressão focal no QSL da mama esquerda, com persistência da referida assimetria; a categoria mamográfica do BIRADS atual deve ser três.
IV - A RM de mamas é o exame de imagem com melhor acurácia para avaliação de implantes mamários.
V - As calcificações distróficas e em leite de cálcio apresentam valor preditivo positivo para malignidade de aproximadamente 25%, devendo ser enquadradas na categoria 4.
Pode-se afirmar que: