///
Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca FUNDATEC no concurso para GHC-RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Anatomia e Fisiologia Humana.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Paciente crítico difere do paciente não inflamado em relação ao seu ambiente humoral, hormonal e adrenérgico. Neste contexto adaptativo, podemos afirmar que:
I. O nível de lactatemia resultará das relações entre produção e eliminação de ácido láctico. A geração de lactato é aumentada via glicólise anaeróbica na musculatura e tecidos hipóxicos e pode ser convertida em glicose via ciclo de Cori.
II. No doente crítico adequadamente ressuscitado, ocorre incremento na lipólise e disponibilização sistêmica de ácidos graxos devido ao aumento da atividade simpática e aumento da atividade de lipases induzidas por noradrenalina e glucagon.
III. Gliconeogênese aumentada e resistência à insulina, reduzindo a captação tecidual de glicose por tecidos dependentes de insulina são os principais determinantes de hiperglicemia frequente observada em terapia intensiva.
IV. Na sepse grave, há aumento de 20-60% da taxa metabólica basal, que ocorre em associação com amplificado catabolismo muscular e aumentada dependência das reservas lipídicas para combustível oxidativo.
Quais estão corretas?