///
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca FGV no concurso para SEDUC-SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Relações entre Educação, Sociedade e Prática Escolar, Sociologia da Educação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Leia o texto a seguir.
“Desde há mais de cem anos, espalhouͲse uma grande quantidade de lamentações sobre a desordem das escolas e do método e, sobretudo nos últimos 30 anos, pensouͲse ansiosamente nos remédios. Mas com que proveito? As escolas permaneceram quais eram. Se alguém, particularmente, ou em qualquer escola em particular, começou a fazer qualquer coisa, pouco adiantou: ou foi acolhido pelas gargalhadas dos ignorantes ou coberto pela inveja dos malévolos, ou então, privado de auxílios, sucumbiu ao peso dos trabalhos e, assim, até agora, todas as tentativas têm resultado vãs.”
(Comênio, 1985 apud Cortella, 2011)
Cortella, ao citar texto escrito, em 1632 pelo educador Comênio, remete à similaridade entre a situação da escola há mais de quatro séculos e a educação brasileira. Para tal, se refere a três concepções sobre a natureza dessa relação – otimismo ingênuo, pessimismo ingênuo e otimismo crítico.
A concepção otimista crítica na relação sociedade e escola caracteriza-se por atribuir a essa instituição