A constatação de anticorpos anti-Ro e anti-La, nesse caso, aumenta ...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 SES-DF📚 Medicina: Clínica e Saúde Pública
#Medicina Clínica
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para SES-DF. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Medicina Clínica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Durante uma consulta ambulatorial, uma mulher de 56 anos de idade informou que há 4 meses tem apresentado ardência e dor na boca, dificuldade de mastigar e deglutir, ardência ocular bilateral (com sensação de areia nos olhos) e ressecamento da boca, do nariz e da mucosa vaginal. Ela negou uso de medicamentos e outras doenças prévias. Em seu exame físico foi observado ressecamento da pele da face, dos lábios e dos olhos. Havia ressecamento de toda a mucosa oral, língua avermelhada com atrofia das papilas e ausência de acúmulo de saliva no assoalho bucal. Entre os exames complementares realizados destacam-se: hemograma normal, fator reumatóide positivo, anticorpos anti-Ro (SSA) e anti-La (SSB) positivos, anticorpos antinucleares positivos, anticorpo anti-Sm negativo e testes de Schirmer e rosa-bengala com resultados anormais (positivos).
Considerando as informações desse quadro clínico, julgue os itens de 39 a 42.
A constatação de anticorpos anti-Ro e anti-La, nesse caso, aumenta a chance de a paciente ter adenopatia, neuropatia periférica e fenômeno de Raynaud, por exemplo.