Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de idade, procur...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 MPU📚 Psicologia Geral
#Psicologia da Saúde#Abordagens Psicoterapêuticas#Manejo da Dor, Estresse e Luto#Teorias e Técnicas de Psicoterapia
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para MPU. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Psicologia da Saúde, Abordagens Psicoterapêuticas, Manejo da Dor, Estresse e Luto, Teorias e Técnicas de Psicoterapia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de idade, procurou o serviço de saúde do órgão em que trabalhava por apresentar um quadro álgico importante, que o incomodava havia aproximadamente um ano. Realizados os exames, foi diagnosticada uma condição crônica que explicava os sintomas álgicos e indicada cirurgia que poderia minorar, mas não curar a dor, e atrasar a evolução da doença. O paciente entrou em processo de ansiedade, e a intensidade da dor aumentou. O médico responsável decidiu afastar o servidor do trabalho por trinta dias, em licença médica, e o encaminhou para o serviço de psicologia, solicitando intervenção complementar no tratamento da dor e auxílio psicológico para favorecer a decisão do paciente de se submeter ou não ao ato cirúrgico.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o item subsequente com relação aos aspectos éticos e técnicos para assistência cognitivo-comportamental ao paciente em questão.
De acordo com a teoria do gate control, ou teoria do portão, técnicas de meditação, como atenção plena, e técnicas de distração podem minorar a percepção de dor do paciente porque estímulos cerebrais descendentes estimulam o fechamento do chamado portão, pelo qual passa, ascendendo pela espinha dorsal, o estímulo álgico, que se encaminha até o hipotálamo.