Para muitas perspectivas, sobretudo para o senso comum, a escola é ...
🏢 FGV🎯 TJ-GO📚 Pedagogia e Didática
#Filosofia da Educação#Correntes do Pensamento Sociológico#Sociologia da Educação#História do Pensamento Pedagógico Brasileiro
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca FGV no concurso para TJ-GO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Filosofia da Educação, Correntes do Pensamento Sociológico, Sociologia da Educação, História do Pensamento Pedagógico Brasileiro.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Para muitas perspectivas, sobretudo para o senso comum, a escola é um espaço de democratização do conhecimento e ascensão social das camadas sociais mais carentes. Entretanto, para pensadores como Bourdieu, não é isso que a escola vem propiciando, desde sua origem.
Para o autor, com a entrada dos menos abastados na escola, o que se fez foi substituir a eliminação clara e evidente dessa camada social logo no início da escolarização, por uma eliminação suave e diluída desses jovens ao longo desse processo. Dessa forma, criam-se no cenário escolar diversas mecânicas, como classes de aceleração ou a aprovação com dependência em disciplina para maquiar a exclusão desses jovens.
Como consequência desse processo, vemos alunos saindo da escola com uma grande defasagem idade/série e, quando se formam, com diplomas socialmente desvalorizados. Dessa forma, para Bourdieu, essa escola “para todos” é ainda mais perversa do que seu modelo anterior, na medida em que: