As atividades com jogos ou materiais na Educação Infantil que, à primeira vista, apresentam uma ideia de ócio e despretensão, trazem, na sua essência pedagógica, o princípio motivador do desenvolvimento do raciocínio lógico e da formação de predisposições matemáticas oriundos de processos mentais básicos, sendo eles:
I. Classificação.
II. Comparação.
III. Conservação.
IV. Correspondência.
V. Inclusão.
VI. Sequência.
VII. Seriação.
Relacione-os com as afirmativas a seguir.
( ) Ação de separar objetos (posteriormente pessoas e ideias) em categorias de acordo com as características percebidas por meio de semelhanças ou diferenças.
( ) Conhecida também como correspondência biunívoca, é uma operação mental que permite a criança a parear um a um os elementos de um conjunto.
( ) Tem um papel essencial na construção do conhecimento matemático. Aqui, a sequência faz suceder a cada elemento, outro, sem considerar uma ordem linear.
( ) Ação mental de comparar objetos, estabelecendo diferenças ou semelhanças quanto à cor, forma, tamanho, espessura.
( ) Ação mental mais elaborada, permite que a criança perceba que quantidade não depende de organização, forma ou posição dos objetos.
( ) Oportuniza a criança a quantificar objetos como um grupo, apontando um número para todo o conjunto e não a cada elemento.
( ) Capacidade mental e organizativa da criança de organizar elementos mediante uma sequência com sentido seja por características iguais entre os objetos por meio de uma ordem preestabelecida (podendo ser individual e mentalmente).
A alternativa que relaciona cada processo mental à sua descrição CORRETA e respectivamente, é: