Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201806753

De acordo com o texto, julgue as sentenças Falsas (F) ou Verdadeira...

📅 2015🏢 FAUEL🎯 Câmara Municipal de Marialva - PR📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca FAUEL no concurso para Câmara Municipal de Marialva - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201806753
Ano: 2015Banca: FAUELOrganização: Câmara Municipal de Marialva - PRDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual
Texto associado

POSOLOGIA E CONTRAINDICAÇÕES: VIDE BULA

O riso, antes restrito a piadas, comédias e conversas informais, tornou-se “assunto sério”, material de pesquisa. E, depois de muitos estudos acerca desse tema, comprovou-se a estreita ligação entre o senso de humor e a vida harmônica da sociedade: aquele que mantém o sorriso no rosto está mais apto a lidar com seus próprios problemas e a se relacionar com os outros.

Primeiramente, o bom humor afasta o desespero trazido pelos obstáculos cotidianos que a vida impõe. Frente a situações difíceis e penosas, é comum que as pessoas tenham reações incoerentes e descontroladas, como considerar tudo incontornável. Nesses casos, o riso funciona como uma luz que clareia a questão e aponta bons caminhos. Enfim, os dotados de senso de humor se mostram menos rígidos e mais pró-ativos na resolução dos problemas do dia a dia.

A segunda capacidade importante desse estado de espírito é plenamente notada nas relações interpessoais. O riso, por constituir uma linguagem universal, já representa um forte fator de aproximação; enquanto o bom humor tem papel essencial na manutenção de qualquer amizade ou “coleguismo”. Devido ao poder de flexibilidade que essa característica concede, aqueles que a possuem também costumam tolerar mais as diferenças e lidar melhor com as pessoas.

Há, contudo, limites para o humor; não se deve confundir risos descontraídos com gargalhadas maníacas e constantes. Muitas pessoas veem a vida como uma piada eterna, na tentativa de escapar dos obstáculos encontrados, e têm dificuldades para distinguir os momentos em que é preciso manter uma postura séria e lutar pelo que se deseja.

Tanto nas questões individuais quanto nas interpessoais, o bom humor tornou-se pré-requisito, pois traz consigo uma gama enorme de qualidades indispensáveis para a vida em sociedade. Deve-se apenas atentar ao “vício do riso” para não o transformar em obsessão. Em todos os outros casos, rir é mesmo o melhor remédio e não tem contraindicações.

      (Guia do Estudante – Redação Vestibular 2008. São Paulo: Abril, 2008. p.44)

De acordo com o texto, julgue as sentenças Falsas (F) ou Verdadeiras (V):

I. No último parágrafo, o termo “vício do riso” diz respeito à uma psicopatia desenvolvida em algumas pessoas, que exigem que todos à sua volta as tratem cordialmente, ou seja, não aceitam tratamentos ríspidos de seus colegas.

II. O bom humor não elimina, necessariamente, possíveis dificuldades nos relacionamentos interpessoais, porém, propicia maior tolerância para com o outro, o que reflete positivamente nas relações.

III. No terceiro parágrafo, na frase: “Devido ao poder de flexibilidade que essa característica concede”, o termo “essa característica” é referente ao bom humor.

IV. Ao afirmar que: “aquele que mantém o sorriso no rosto está mais apto a lidar com seus próprios problemas e a se relacionar com os outros”, o autor defende a tese de que se deve sempre sorrir, inclusive nos momentos mais difíceis da vida, pois o bom humor é uma maneira de escapar dos obstáculos.

As afirmações são, respectivamente:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200020477Língua Portuguesa

O texto selecionado se conclui com uma:

#Pontuação#Emprego do Ponto, Exclamação e Interrogação
Questão 457941200089401Língua Portuguesa

Os afixos são acrescentados a algumas palavras para indicar seu sentido. Assinale a alternativa em que o sufixo atribui o mesmo sentido do aplicado na...

#Estrutura das Palavras#Semântica Contextual#Análise Textual#Morfologia
Questão 457941200432710Língua Portuguesa

"De acordo _____ alguns professores, o uso irrestrito _____ tecnologia pode ser desvantajoso _____ alunos do nível superior." Considerando a regência ...

#Análise Sintática#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe
Questão 457941201256060Língua Portuguesa

Os verbos que iniciam cada um dos itens listados no texto indicam:

#Morfologia Verbal#Flexão de Modo Verbal
Questão 457941201382787Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação que se correlaciona direta e corretamente a “Um poeta satisfeito não satisfaz”, podendo servir ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201755381Língua Portuguesa

No primeiro verso do poema, onde se diz que “gemia inquieto vagalume”, o verbo gemer está conjugado no tempo pretérito imperfeito. Com isto, pode-se i...

#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do FAUEL